• Corre Brasil

5 DICAS PRÁTICAS PARA EVITAR CÂIMBRAS NA CORRIDA

Atualizado: Jun 17

Leia esse post e saiba como se livrar de vez dessa contração chata e inoportuna!

Qual corredor de rua nunca teve aquela câimbra que vem do nada e acaba com seu treino ou prova?


Pois é, essas contrações involuntárias aparecem do nada, em diferentes intensidades e podem chegar a fazer um atleta chorar de dor.


Se você já teve um treino ou prova prejudicado por essa dor chata e impertinente, então esse post é definitivamente para você!


Aqui vão 5 dicas práticas, simples e muito claras do que fazer para evitar essa vilã da corrida de rua.


1. Hidratação

A hidratação é um fator importante em quase todos os aspectos do desempenho na corrida. Um atleta bem hidratado, além de evitar câimbras, também evita uma série de outros problemas em seus treinos e/ou desempenho e saúde. Se você treina regularmente e pratica atividades físicas diariamente, pode esquecer a regra dos 2 litros de água diários! Você vai precisar de, pelo menos, o dobro.


2. Alongamento

A etapa do treino mais negligenciada pelos corredores é também uma das mais importantes, tanto para prevenção de lesões, como para desempenho e, também, para evitar as câimbras em seu percurso. É importante que o alongamento seja adicionado ao seu aquecimento antes da corrida, assim, você estará "acotumando" seu corpo aos movimentos que ele está prestes a executar, além de preparar seus músculos para os esforços que eles irão desempenhar.

3. Alimentos ricos em cálcio O cálcio é um mineral essencial para a saúde estrutural de nosso corpo, a deficiência do mesmo pode causar ou colaborar com o surgimento de câimbras e atrapalhar suas corridas. Consuma mais alimentos ricos neste nutriente, tais como: couve, brócolis ou leite e derivados.

4. Alimentos ricos em potássio Sabe aquela história de comer uma banana antes do treino para não ter câimbras? Pois é, ela tem uma base real: banana é um alimento rico em potássio e colabora com um melhor desempenho muscular durante a corrida. Outros alimentos ricos em potássio são: mamão, tomate, feijão, aveia, cevada, granola, amendoim e arroz integral.


5. Alimentos ricos em magnésio

Magnésio é outro mineral que trabalha para o normal funcionamento do sistema nervoso e da função psicológica, dos músculos, síntese proteica e manutenção dos ossos e dentes. Além de contribuir com o bom funcionamento do metabolismo energético e ajudar a diminuir o cansaço. Inclua em sua dieta os seguintes alimentos: gérmen de trigo, tâmaras, ameixa seca, figo seco e castanha do Pará. Se ainda assim as câimbras persistirem, é recomendado massagear e alongar a região afetada para aliviar a dor.


Suas câimbras são muito recorrentes e mesmo com todos os cuidados, insistem em aparecer? Então talvez seja o momento de verificar o real motivo desses sinais, não é mesmo? Procure um profissional que possa auxiliá-lo! Não negligencie sua saúde!


Conte-nos o que achou dessas dicas através dos comentários ou em nossas redes sociais: Facebook e Instagram.



Conteúdo:

Adriana L. Fort Marquez

Assessoria de comunicação e conteúdo

0 visualização
Atendimento assessorias e atletas:  atendimento@correbrasil.com.br
Parcerias e novos projetos: projeto@correbrasil.com.br
  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social
REDES SOCIAIS:

 

Todos os direitos reservados - CORRE BRASIL - © 2019