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5 EXERCÍCIOS DE RESPIRAÇÃO PARA MELHORAR SEU FÔLEGO NOS TREINOS DE MÁSCARA

Está sem fôlego na corrida? O uso de máscara tem atrapalhado?

Então confira estas dicas que podem otimizar seu treino e respiração!

Imagem: Adobe Stock / Svitlana


Diariamente vemos, ouvimos ou lemos em nossas redes sociais da dificuldade que nossos atletas estão enfrentando em correr de máscara.


Em consideração à essa dificuldade, viemos ajudar esses nossos atletas que correm em locais onde está autorizada a corrida em ambientes externos, com máscara.


Essa dificuldade, na maioria dos casos, se dá por má respirabilidade da máscara, falta de costume ou maus hábitos de respiração. Antes de colocar as dicas em prática, avalie e teste máscaras com tecidos mais respiráveis!


Além da questão da máscara, um erro recorrente cometido pelos corredores iniciantes é a falta de técnica respiratória na hora da corrida.

A medida que o atleta começa a treinar com maior frequência, o sistema respiratório tende a melhorar. Porém, o uso da máscara tem dificultado esse processo tão natural ao corredor experiente.

Abaixo elencamos algumas dicas de exercícios respiratórios, que devem ser feitos em momento de repouso, para "treinar" a sua respiração e tirar maior proveito dela nos treinos.

1) Inspire o ar pelo nariz durante quatro segundos e expire pela boca também durante quatro segundos (10 a 20 repetições);

2) Inspire por apenas uma narina durante quatro segundos, expire pela narina oposta durante, também, quatro segundos (10 a 20 repetições); 3) Inspire o ar pelo nariz durante quatro segundos, prenda o ar durante quatro segundos e expire pela boca durante quatro segundos (10 a 20 repetições); 4) Inspire o ar pelo nariz e expire pela boca de uma forma rápida, por um segundo (10 a 20 repetições);

5) Inspire pelo nariz "enchendo" seu abdômen de ar durante quatro segundos, prenda a respiração durante quatro segundos e solte o ar durante quatro segundos pela boca e narinas.


Atividades cardiorrespiratórios paralelas, como natação, exercícios funcionais, pilates e yoga, também podem contribuir para melhorar a respiração na corrida.


Se você tem uma dificuldade acima da média para respirar ou algum problema cardíaco, procure sempre um profissional especializado, para melhor orientação.


O que achou deste conteúdo? Vai colocar as dicas em prática? Conte-nos em nossas redes sociais: Facebook ou Instagram.

Conteúdo:

Adriana L. Fort Marquez

Assessoria de comunicação e conteúdo

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