top of page
  • Foto do escritorCorre Brasil

7 PROTEÍNAS VEGETAIS DE FÁCIL ACESSO E COM ALTO TEOR NUTRICIONAL

Vamos dar uma repaginada na alimentação com esses alimentos nutritivos e fáceis de achar? Vem com a gente!

Imagem: Freepik

Os tempos mudaram e, uma grande porção da população, por motivos diversos, está abandonando ou diminuindo o consumo de proteínas de origem animal.


As proteínas vegetais, além de saudáveis, são gostosíssimas e ricas em vários outros nutrientes que beneficiam nosso organismo.


Se você está diminuindo a proteína animal em seu prato e quer opções mais saudáveis e de fácil alcance, confira as dicas que preparamos!

7 proteínas vegetais super completas e fáceis de encontrar e preparar:


1. Feijão:

Esta leguminosa, além de rica em ferro e inúmeros outros micronutrientes, é fonte de proteína vegetal de alta qualidade. Para que a proteína consumida seja mais completa, o ideal é consumí-lo com um ceral, como o arroz, por exemplo. Sim, essa é a lógica de comer arroz com feijão, nossos ancestrais já sabiam!

2. Soja:

Fornece proteínas completas, fibras, vitamina K, cálcio, ferro, fósforo, magnésio e lá vai micronutrientes. É um alimento nutricionalmente rico e, de preparo fácil e versáril. Busque sempre consumí-la em sua forma não-transgênica.

3. Grão-de-bico:

Este alimento, que contém proteínas, fibras, vários minerais e vitaminas do complexo B, também é extremamente versátil para o preparo. O grão de bico se torna desde pasta, até hambúrguer ou bolinho, basta usar a criatividade. Associe também este alimento a cereais, para consumo de uma proteína mais completa.

4. Lentilha:

Rica em fibras solúveis e insolúveis, proteínas, magnésio, ferro e vitaminas do complexo B, a lentilha também é um daqueles alimentos nostálgicos e que quase todo mundo adora, ótima opção de comfort food (comida de carinho). A Lentilha, assim como a maioria das leguminosas, também tem melhor valor proteico quando consumida com algum cereal.

5. Amendoim:

Além de proteico e ótima fonte de gordura da melhor qualidade, o amendoim é rico ferro, zinco e potássio, bem como vitaminas do complexo B. É um ótimo alimento para consumir com frutas, como fonte de gordura de qualidade, e até em pré-treinos.

6. Ervilha:

Uma das queridinhas entre as proteínas vegetais e fonte abundante de vitaminas do complexo B, fibras e de minerais como fósforo, ferro, potássio e zinco. A ervilha é uma delícia em qualquer formato: creme, na salada, em tortas salgadas ou hambúrgueres, etc. Este alimento também deve ser associado a um cereal para que suas propriedades proteicas sejam otimizadas.


7. Ora-pro-nóbis:

A folha verdinha conhecida como a “carne de pobre”! Essa folha de sabor suave e crocância inconfundível, tem ganhado destaque no mundo nutricional por ser um alimento com uma proteína completa, de fácil acesso e, pode até ser plantada em sua horta de apartamento. Além de um percentual que pode passar de 30% de proteína, a planta ainda oferece minerais como manganês, magnésio, ferro, cálcio, além de vitamina C e fibras. Por ter um sabor muito suave, pode ser adicionada à saladas, cremes, tortas salgadas, bolinhos, praticamente à tudo o que você quiser.



E aí, bora experimentar novas receitas? Conte-nos o que achou dessas dicas através dos comentários ou em nossas redes sociais: Facebook e Instagram.


Conteúdo:

Adriana L. Fort Marquez

Assessoria de comunicação e conteúdo

2.557 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page