• Corre Brasil

CORRE VAN!

Conheça Vanessa Agnelo que, ao ser subestimada e estigmatizada pelo seu peso, não cedeu, ela correu.

Com mais de 50 mil seguidores nas redes sociais, a maratonista Vanessa Agnelo, ou Van, como gosta de ser chamada, é um símbolo de simpatia e inspiração. E quem a acompanha hoje, nem imagina que ela quase foi proibida de praticar o esporte quando estava acima do peso.

“A corrida entrou na minha vida quando eu estava 20kg acima do meu peso. Com problemas no joelho, procurei um ortopedista e ouvi da boca dele que eu nunca poderia fazer nenhum tipo de atividade física com impacto, nem mesmo agachamento”, revela a atleta.

Ela conta que ficou irada, porque além dessa notícia desastrosa, o médico alertou que se ela não emagrecesse, iria usar próteses com 40 anos. Como se não fosse o suficiente, ao indagar como poderia perder peso sem fazer atividade física, ele respondeu sem papas na língua: fechando a boca! “Foi um gatilho. Ele não sabe o quanto isso me deu forças, pois a partir daí eu resolvi desafiá-lo. Saí do consultório e na mesma noite comecei a caminhar no meu condomínio e com 6 meses eu já estava correndo, emagrecendo e cheia de vontade de voltar lá e dizer: VOCÊ NÃO SABE DE NADA! Mas não … nunca mais voltei”, conta emocionada.

A atleta ainda completa orgulhosa, dizendo que isso é o que a move, a desperta e a faz continuar, lembrar que, todos os dias o que ela era antes da corrida e o que é agora.

CURRÍCULO INVEJÁVEL

Van já disputou 3 das maiores maratonas do mundo, as chamadas majors. Ela completou a maratona de Berlim 2018, Chicago 2019 e Nova York também no mesmo ano. O objetivo mais próximo é completar o circuito dessas provas, com Londres esse ano, Boston em 2021, prova da qual ela já possui índice pra participar, e Tokio em 2022. Ufa!


“Depois disso quero fazer mais maratonas em outros países, mas meu grande sonho é completar o Iron Man 70.3”, diz.

DE BEM COM A VIDA

A corredora de Sumaré/SP conta que, raramente os acontecimentos do dia a dia costumam aborrecê-la. “Quem me acompanha diariamente, sabe que eu sou tão de bem com a vida” No meio da corrida não tenho nada específico que me chateie, mas na vida tenho duas coisas que me tiram do sério: INGRATIDÃO E INJUSTIÇA.

INSPIRAÇÃO E RESPONSABILIDADE

Para Vanessa, inspirar é ser exemplo, vivenciar e mostrar para as pessoas que elas são capazes. Na opinião dela, isso é um dom, com o qual é necessário saber ouvir, passar, dividir, ensinar e compartilhar isso com as pessoas. “Sem esse dom, não se consegue sustentar/inspirar ninguém, nem a si mesma!”, define a atleta.

E ela sabe que, os milhares de seguidores fazem dela uma representante do esporte e com isso vem uma grande responsabilidade. “Tenho muito respeito e carinho por cada pessoa que me acompanha. As vezes demoro, mas respondo todos os comentários e directs que me mandam. Amo essa interação!”, conta orgulhosa.

Além disso, ela destaca que ama pessoas, e fala muito em seu Instagram, que não diferencia homem e mulher, tratando todos do mesmo jeito carinhoso. “Tenho como responsabilidade mostrar sempre a verdade e nunca os deixar desistir dos seus sonhos”, finaliza Van.

LET’S RUN GIRLS

Paralelamente ao seu perfil, Vanessa é uma das três idealizadoras do projeto Let´s Run Girls.

“O LRG é um projeto que nasceu nos corações de 3 amigas, com o intuito de mostrar a força da mulher no esporte. Nossas ações buscam reunir o maior número possível de participantes, unindo o prazer do esporte com a solidariedade”, conta a corredora.

A intenção é inserir cada vez mais mulheres no esporte, e a Van explica que vem sendo um espaço para quem sempre teve vontade de conhecer e praticar a corrida de rua, começando de uma forma sadia e muito divertida.

“A solidariedade caminha ao lado desse projeto, onde colocamos toda a nossa força em conseguir o máximo de doações possíveis. Além de ajudarmos com a prática do esporte, ajudamos cada vez mais quem precisa”, encerra Van.

Para saber mais sobre a Van e seu projeto, acesse:

www.instagram.com/vanagnelo

www.instagram.com/letsrungirlsbr


Gostou? Tem uma história inspiradora que nem a Van? Nos escreva: contato@colecionadordecorridas.com.br



Said Ali

Atleta, colunista e digital influencer.



Atendimento assessorias e atletas:  atendimento@correbrasil.com.br
Parcerias e novos projetos: projeto@correbrasil.com.br
  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social
REDES SOCIAIS:

 

Todos os direitos reservados - CORRE BRASIL - © 2019