top of page
  • Foto do escritorCorre Brasil

PACE do Corredor: Você sabe o que significa?


Se você é familiarizado com o universo da corrida, já deve ter ouvido o termo “PACE”.

Mas quem está ingressando no esporte mais democrático do mundo pode ter dúvidas em relação a essa palavra muito frequente no vocabulário de quem corre.

SIGNIFICADO DE ‘PACE’


O pace é ritmo médio de correr medido em minutos por quilômetro. Durante a corrida em alguns momentos, o atleta irá correr mais rápido, lugares planos ou declives por exemplos, e outras irá diminuir a velocidade, como em subidas.


Esse cálculo te mostra o tempo médio que o corredor precisou para fazer 1km, e isso varia de acordo com a experiência e preparo físico. Para quem busca velocidade na corrida, quanto mais baixo o pace, melhor.


É natural algumas pessoas baixarem seu pace mais rápido do que outras, ainda que fazendo o mesmo treinamento. A evolução está totalmente ligada aos fatores biológicos de cada pessoa, além da dedicação e comprometimento com os treinos.


Em geral, em provas de corridas, o pace é usado para distribuir melhor os atletas: os mais rápidos ficam na frente dos demais, a fim de fazer a prova fluir melhor. No treinamento, serve para controlar melhor o ritmo. Visto isso, é fundamental ter essa noção de tempo e distância quando o atleta busca performance.


E você? já descobriu o seu pace?


por LUCAS MACHADO COELHO

jornalista

27.719 visualizações0 comentário
bottom of page