top of page
  • Foto do escritorCorre Brasil

Por Falar em Correr: podcasts, sua ascensão e porque estão em alta

A abordagem de Enio Augusto, do podcast Por Falar em Correr, sobre esses oito anos de criando conteúdo sobre corrida nesse formato.

Adobe Stock/bnenin


O Por Falar em Correr existe desde 2012. Começou como um podcast. Hoje está em todas as mídias sociais. Porém, lá no início, era apenas podcast. E foi no podcast que investimos e apostamos. Lembro que lá em 2013, 2014 a gente falava: “um dia isso de podcast vai ser grande no Brasil”, “agora vem a onda do podcast”. Era quase uma previsão igual essas de fim de ano dos videntes que falam que alguém famoso vai morrer e sempre acaba acertando.

Falávamos, víamos o crescimento da mídia, mas essa explosão parecia que nunca chegava. Isso até 2018. Foi neste ano que as grandes empresas e corporações começaram a apostar mais no formato que já fazia sucesso nos Estados Unidos.

Veio 2019 e finalmente explodiu o podcast. Todo mundo queria ter ou tinha um podcast. Toda grande empresa de mídia que se preze estava com seu podcast no ar. As grandes corporações investiram e publicaram diversos episódios e programas diferentes.


Temática de política, de esporte, futebol, culinária, cinema, coisas de nerd, enfim, praticamente qualquer tema você encontrará. É só uma questão de escutar o que mais te agrada e seguir em frente.

O grande desafio do podcast é a periodicidade, a continuidade. Isso levou muitos podcasters a investir mais nisso do que na qualidade. Sim, todos sabem que precisa uma mínima qualidade para gravar. Hoje em dia esse mínimo é facilmente conseguido. Um microfone para captar o som, dos simples, custa menos de R$ 100,00. Como podcast é basicamente som, você resolvendo esse problema, já consegue ter uma qualidade mínima aceitável. Podcast cresceu.

O lado bom é termos muitas opções de podcasts. O lado ruim é também ter coisa demais. É igual quando vamos pedir comida em um aplicativo ou pedir uma pizza. Ou quando vamos escolher algo para assistir nos streamings da vida. Quanto mais restaurante, quanto mais filmes, quanto mais opções, mais em dúvida você fica. A procura por algo acaba, por vezes, demorando o mesmo tempo de um episódio de podcast ou série.


Porém, melhor ter essas opções do que ser limitado como era até 2013/2014. Na área da corrida, o Por Falar em Correr era uma das únicas opções. Hoje temos companhia de dezenas, talvez centenas, de podcasts. Cabe ao ouvinte filtrar e escolher o que gosta mais. Cada podcast tem sua característica, mesmo que o tema seja igual. Os participantes, o tom, o estilo, tudo influencia no produto.

Nesta quarentena, uma boa dica para passar o tempo quando estiver de saco cheio é procurar por podcasts. Lavar louça, fazer as tarefas da casa, tomar banho, várias ações podem ser feitas enquanto toca um podcast. Há pessoas que escutam muito no carro, indo trabalhar, ou no trabalho. Porém, com a quarentena, algumas estão escutando menos podcast, pois estão mais em casa. Outras, justamente por estarem em casa, conseguem dedicar mais tempo. E quem produz podcast procura manter a constância de episódios.


O Por Falar em Correr, por exemplo, possui mais de 400 episódios já publicados. Já recebemos relatos de pessoas que maratonaram tudo o que já disponibilizamos. Como a produção continua, quem parou vai ter muita coisa para botar em dia depois. E quem conseguiu escutar mais agora, vai poder ter mais opções de podcast.

Estamos em 2020, em meio à pandemia do COVID-19, e o podcast está se consolidando cada vez mais como uma opção de mídia para as pessoas. Muitos vão parar, muitos vão continuar, já vimos de tudo nesses quase 9 anos produzindo conteúdo de corrida. Pensamos que quanto mais conteúdo tivemos, melhor. Estimulamos quem queira começar a não parar e desistir. Esse é o maior desafio. Manter um podcast no ar. E anos atrás esse cenário era bem pior. Hoje em dia está mais fácil. Talvez por isso muitos comecem e desistam tão rápido. Vamos em frente. Se quiser conhecer, procure por Por Falar em Correr e conheça todas as pessoas e assuntos que já entrevistamos e abordamos.

Está afim de ouvir podcast de corrida? Clique aqui e ouça nosso último episódio, se você gostar, há vários outros disponíveis lá para ouvir também.


Aproveite e siga-nos em nossas redes sociais: Instagram Por Falar em Correr, Instagram Andressa e Youtube.



Conteúdo:

Enio Augusto

POR FALAR EM CORRER

Portal multimídia sobre corridas de rua

Informação com diversão e bom humor.


Edição:

Adriana L. Fort Marquez

Assessoria de comunicação e conteúdo

123 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page