top of page
  • Foto do escritorCorre Brasil

Brasil recebe prova inédita de ciclismo, o UCI Gran Fondo World Series em novembro

Prova clássica de ciclismo de estrada em Pomerode (SC) é seletiva para o Campeonato Mundial de Gran Fondo UCI 2024



O Brasil vai sediar uma etapa do UCI Gran Fondo World Series pela primeira vez. A prova está oficialmente confirmada pela UCI para o dia 5 de novembro de 2023, em Pomerode (SC). A oportunidade é única para quem gosta de provas de estrada longas e desafiadoras.


A etapa brasileira recebeu o nome de “UCI Gran Fondo Brasil” e é a única seletiva na América do Sul para o mundial de Gran Fondo de 2024. As informações estão no site oficial www.ucigranfondobrasil.com.br e as inscrições começam nas próximas semanas.

Serão dois percursos no Vale Europeu Catarinense com a cidade sede em Pomerode, a cidade mais alemã do Brasil que é também um dos celeiros da história do ciclismo catarinense. O Gran Fondo com 140km e 1.500m de altimetria acumulada e o Medio Fondo, com 80km e menos de 1.000 metros de altimetria acumulada.


A prova tem organização da Riders, Corre Brasil com realização pela AACESC (Associação de Apoio a Cultura e Esporte de Santa Catarina) e são esperados 2 mil ciclistas de vários países. Grupos de ciclistas de países vizinhos já estão confirmados, em especial da Argentina e do Uruguai.


“Este Gran Fondo com a chancela da UCI coloca de volta o Brasil no roteiro internacional da entidade máxima do ciclismo mundial de estrada. É o ciclismo de estrada puro. Resgatamos um antigo percurso da “Copa Hans Fischer”. Fischer foi um ciclista profissional natural de Pomerode que disputou duas olimpíadas e é considerado um fenômeno nos anos 80. Ele faleceu prematuramente em 1988 aos 26 anos de idade”, explica o organizador Juliano Salvadori, da Riders, de Balneário Camboriú.


Vale lembrar que Salvadori é o organizador da ultramaratona de mountain bike de três etapas Riders Stage Race, que será nos dias 25, 26 e 27 de agosto, no Hotel Fazenda Caetés, em Balneário Camboriú. As inscrições já estão abertas no site www.ridersstagerace.com.br


Podem participar do Granfondo Pomerode Circuito Vale Europeu ciclistas amadores e profissionais (elite desde que não estejam na disputa por pontos olímpicos e equipes ProTour) de 19 a 79 anos, que serão divididos em faixas de idade de cinco em cinco anos conforme o regulamento mundial “Age Group” da UCI. O percurso da prova é fechado ao trânsito de veículos.


Seletiva para o mundial 2024 O calendário de Gran Fondo da UCI faz parte do “Cycling For All“ ou “Ciclismo Para Todos” da UCI e existe desde 2011, quando se chamava “UCI World Cycling Tour”.



Com o novo nome de UCI Gran Fondo World Series o circuito 2023 terá 28 seletivas em 19 países de cinco continentes. Além do Brasil, o circuito terá corridas na Grã Bretanha, França, Finlândia, Estônia, Itália, Portugal, Croácia, Eslovênia, Suíça, Áustria, Luxemburgo, Polônia, Chipre, Turquia, Dubai, Jordânia, Índia e Japão.


O Gran Fondo Pomerode Circuito Vale Europeu é prova seletiva oficial para o mundial amador de ciclismo de estrada da UCI Gran Fondo World Championships 2024 que será disputado na Austrália.


Serão qualificados os ciclistas de cada faixa etária que completem a prova em até 20% do tempo do primeiro colocado da sua categoria de idade e terão direito à disputa do título no campeonato mundial de ciclismo da temporada 2024.


Os três primeiros colocados de cada categoria recebem a medalha de pódio oferecida pela própria UCI “O mundial de Gran Fondo é disputado dois dias antes do mundial de estrada da elite do Pro Tour. Em 2024, será em Melbourne, na Austrália”, explica Salvadori. Os campeões mundiais de cada categoria do Gran Fondo e da Medio Fondo têm direito a usar a famosa camisa arco-íris.



Pomerode: Considerada a cidade mais alemã do Brasil, Pomerode oferece muitas atrações turísticas, com destaque para a gastronomia regional e para a arquitetura alemã preservada. O percurso vai passar pela Rota Enxaimel, com rua de calçamento autêntico de pavés e imóveis no famoso estilo alemão.


“No dia da prova haverá na arena uma mini edição da tradicional Festa Pomerana, uma festa cultural alemã nos moldes da Oktoberfest, com bandas tradicionais, danças e comidas típicas”, conta Salvadori.


A concentração de largada/chegada será no Pavilhão de Exposições de Pomerode. No local, haverá uma feira com expositores do setor durante o final de semana do Gran Fondo Pomerode Circuito Vale Europeu.


A cidade de Pomerode fica ao lado de Blumenau, com fácil acesso por rodovias e linhas de ônibus de longo percurso. A rede hoteleira da cidade oferece mais de 1.500 leitos, a maioria em pousadas tradicionais. Outra opção de hospedagem é a cidade vizinha de Timbó, com ótimas opções de hospedagem.


Para chegar em avião, o aeroporto mais próximo é o aeroporto internacional de Navegantes, em Itajaí/Balneário Camboriú. Para quem vem de ônibus, o ideal é viajar até Blumenau, que está a poucos minutos do centro de Pomerode e tem linha regular de ônibus interurbano para Pomerode.


Por rodovia, Pomerode fica a 600km de São Paulo (SP) e 600km de Porto Alegre (RS). São menos de 200km até Curitiba (PR), com estradas quase na totalidade duplicadas e seguras.


342 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page