top of page

Dor nas costas com o uso de mochila na trilha: como fugir dela?

  • Foto do escritor: Corre Brasil
    Corre Brasil
  • 10 de jan. de 2024
  • 3 min de leitura

Trilha sem dores: veja aqui as dicas do Ortopedista Dr. Alexandre Guedes para evitar a dor nas costas

Atleta correndo no frio
Dores nas costas durante trilha | Créditos: Divulgação

Fazer longas trilhas, caminhadas ou corridas exige preparo e organização. Praticantes dessas modalidades esportivas já estão acostumados a carregar sua inseparável mochila que leva os itens essenciais para encarar muitos quilômetros a pé: hidratação, alimentos, repelente, protetor solar, capa de chuva, itens de primeiros socorros, equipamentos de segurança e às vezes até uma barraca, vão somando um peso que pode causar desconforto e dor nas costas se alguns cuidados não forem tomados. Assim como na vida cotidiana o peso de uma mochila escolar pode causar danos às costas de crianças e adolescentes, e mochilas de trabalho com notebooks e outros itens pesados podem prejudicar as costas de um adulto, na prática esportiva não é diferente.


O uso de mochilas pesadas pode trazer uma série de consequências para as costas, como pressão nos discos intervertebrais, lesões musculares, sobrecarga da coluna vertebral e má postura. Como ortopedista, costumo compartilhar com meus pacientes que fazem o uso de mochilas pesadas algumas dicas práticas e simples podem fazer a diferença na saúde das costas. Tudo começa na escolha da mochila apropriada, no ajuste das alças e na distribuição do peso. O peso total da mochila não deve exceder de 10 a 15% do peso corporal da pessoa. Fazer pausas durante o uso e manter uma boa postura é igualmente essencial, assim como usar sempre as duas alças da mochila.


O que é possível fazer antes e depois da trilha para tratar a dor nas costas?

Antes de fazer a caminhada ou trilha, a dica é fazer um aquecimento. Escolha uma mochila adequada, ajuste as alças, distribua o peso adequadamente e limite o peso que será carregado.


Para o período pós-caminhada ou trilha, a dica é tirar a mochila com cuidado, aplicar gelo ou calor na região dolorida, descansar e hidratar-se. Faça alongamentos e avalie a sua postura. O uso de medicamentos anti-inflamatórios não esteroides pode ser considerado com a orientação de um médico que avaliará qual o tratamento adequado em caso de dores persistentes ou em caso de piora no quadro.


Como escolher a mochila?

Existem tipos específicos de mochilas projetadas para quem pratica caminhadas e trilhas ao ar livre. Ao escolher a sua, fique atento a algumas caraterísticas importantes e veja alguns tipos de mochilas recomendadas que separei para auxiliar a sua escolha:


- Mochilas de caminhada e trilha: projetadas para o uso ao ar livre, geralmente têm alças acolchoadas e ajustáveis, cintas de cintura e alças de peito para ajudas a distribuir o peso de maneira uniforme.


- Mochilas ergonômicas: projetadas com foco na saúde das costas. possuem um sistema de suspensão ajustável, alças acolchoadas e materiais de alta qualidade para distribuir o peso de forma eficaz e reduzir a pressão nas costas.


- Mochilas de hidratação: indicadas para atividade curtas e intensas, como corridas ou ciclismo de montanha.


- Mochilas com sistema de ventilação: algumas mochilas possuem um sistema de ventilação nas costas que ajuda a manter as costas frescas e secas.


- Mochilas com compartimentos: ajudam a manter o conteúdo organizado e distribuído uniformemente, o que pode contribuir para melhor equilíbrio do peso.


- Tamanho apropriado: uma mochila grande pode levar ao excesso de peso e uma muito pequena pode forçar a carregar itens adicionais nas mãos. Escolha aquela que permite levar o que é essencial, com conforto.


- Marca: escolha uma marca de qualidade e teste a mochila no corpo antes de comprá-la.


Se as dores nas costas persistem, o que devo fazer?

É preciso saber observar e respeitar o seu corpo. Se as dores após a prática da caminhada e do trekking com sua mochila nas costas estão persistentes, a dica é descansar e evitar as atividades que exacerbem essa dor.


Aplicar gelo ou calor costuma ajudar, mas o recomendado é sempre procurar um profissional para que a conduta adequada seja definida. Um médico poderá receitar medicações, quando necessárias, e um profissional da área da fisioterapia poderá realizar sessões de reabilitação e prevenção de lesões, além de indicar uma massagem terapêutica. A orientação adequada realizada por um profissional não apenas auxiliará na resolução da dor, mas vai também evitar complicações futuras.



Dr. Alexandre Guedes
Autor do texto: Dr. Alexandre Guedes

Sobre o Dr. Alexandre Guedes

Com vasta experiência nas áreas da ortopedia esportiva, do tratamento da coluna e de cirurgias minimamente invasivas, o Dr. Alexandre Guedes oferece atendimento individualizado aos pacientes, através de uma escuta atenta e com os melhores e mais efetivos tratamentos para promover saúde e qualidade de vida. Formado em Medicina pela UNIFOA - Centro Universitário de Volta Redonda (RJ), com Residência Médica pelo Hospital Servidor Público Municipal de São Paulo, o Dr. Alexandre Guedes é membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia, além da Sociedad Latinoamericana de Artroscopia, Rodilla y Deporte e da International Society of Arthroscopy. Saiba mais: @dr.alexandreguedes .




Informações para a imprensa – Fibra Comunicação

Fábio Malvezzi 19 99890-8180 / fabio@fibracomunicacao.com

Leila Bonfietti Lima 19 99732-0385 / leila@fibracomunicacao.com


8 Comments






Badtoys inc
Badtoys inc
Apr 07

Discover a wide range of premium sex toys at Badtoysinc. Shop discreetly online and explore pleasure-enhancing products for men, women, and couples. With secure shipping and quality assurance, BadToysInc offers the ultimate destination to satisfy your desires. Elevate your intimate moments with trusted adult toys from the comfort of home.

Like
bottom of page