top of page
  • Foto do escritorCorre Brasil

Corrida X Alimentação

Correr e comer, existe uma parcela da população que é apaixonado por essas duas ações. Saiba como alinhar uma à outra e obter benefícios!

Os alimentos são fontes de energia para o ser humano, mas você já percebeu que existem alguns que, ao invés de nos proporcionar mais disposição e saciedade, nos deixam cansados, preguiçosos? Isso realmente acontece. É por isso que quem corre, deve procurar conhecer um pouco sobre os alimentos indicados para esse esporte e, também, mudar pequenos hábitos diários. Às vezes, o corpo pode reagir muito melhor quando “abastecido” da maneira correta.

      Existem estudos que apontam que o rendimento do atleta tem tudo a ver com a alimentação. “Aproximadamente 60% a 70% do resultado do atleta em competições e corridas é resultado da sua alimentação. É importante ter planejamento das refeições antes da prova, já cerca de 2 ou 3 dias antes, pois assim o corpo já começa a fazer reservas da glicose que vai ser usada naquele período”, comenta a nutricionista Carolina Theilacker Sommerfeld.

Said Ali é atleta de corrida e decidiu recentemente buscar apoio nutricional. Ele já participou de diversas provas, com distâncias de 5Km, 10Km, 21Km, 25Km. O novo objetivo, agora, é completar uma maratona (42Km) e, para isso, alguns hábitos alimentares mudaram. “Correr em alto rendimento exige que o corpo todo esteja em sintonia. Um corpo saudável, que recebe uma alimentação adequada, responde melhor ao nosso esforço. Senti que não estava satisfeito, principalmente nas grandes distâncias, que é meu foco no momento. Estava ficando ofegante, cansado além do normal e com recuperação muito lenta. Procurei, então, a nutricionista que identificou falhas na minha rotina alimentar”, conta.

Em poucos dias de reeducação alimentar, ele já sentiu as mudanças. “Já me sinto mais leve e disposto. Saber equilibrar e ter disciplina para atitudes simples, como tomar 1 litro a mais de água por dia, já faz uma grande diferença”.

O ideal é sempre antes de começar a realizar frequentemente qualquer atividade física pensar na alimentação, já que alguns alimentos podem ser aliados e outros dificultarem o desempenho do atleta. Além disso, é preciso saber a quantidade certa a ser consumidas nas refeições, levando em conta o gasto calórico de cada pessoa, o que só pode ser avaliado por um profissional. A nutricionista Carolina dá algumas orientações básicas para quem pratica corrida de rua: “Na corrida, cerca de 30 minutos antes é importante comer uma boa fonte de carboidrato, como raízes(mandioca, batata doce, etc) e uma fonte de proteína, como um franguinho desfiado ou até uma banana com pasta de amendoim ”, sugere.

DICA PARA OS ATLETAS DE CORRIDA -  Lembre-se, cada pessoa deve procurar um profissional de nutrição para saber o que é indicado para a sua dieta, obtendo assim, um melhor resultado.

NO GERAL, O QUE É INDICADO COMER?

Alimentos como: Arroz integral, raízes (mandioca, batata doce, etc), brócolis, couve-flor, folhas, oleaginosas, proteínas magras, aveia, quinoa e frutas indicadas pelo nutricionista.

O QUE DEVEMOS EVITAR?

Alimentos industrializados e os com alta carga glicêmica como: Farinha de trigo, pão, macarrão, abóbora, entre outros. Cuidado, algumas frutas também possuem alto índice glicêmico e devem ser consumidas apenas no horário determinado pelo seu nutricionista.

BEBIDAS QUE AUXILIAM O ATLETA DE CORRIDA

Água de Coco: além da hidratação, a água de coco é fonte de minerais como potássio e magnésio, importante em reações do metabolismo de liberação de energia a partir do carboidrato e da gordura.

Bebidas Esportivas: mais conhecidas como isotônicos, suprem os sais minerais perdidos durante a atividade física e ajudam a repor os níveis de glicose, auxiliando na continuidade do exercício.

E CLARO, MUITA ÁGUA!

Por: Ana Carolina Nasato - Assessoria de Imprensa Corre Brasil

1.063 visualizações0 comentário
bottom of page