top of page

Corrida X Alimentação

  • Foto do escritor: Corre Brasil
    Corre Brasil
  • 7 de jun. de 2019
  • 3 min de leitura

Correr e comer, existe uma parcela da população que é apaixonado por essas duas ações. Saiba como alinhar uma à outra e obter benefícios!

Os alimentos são fontes de energia para o ser humano, mas você já percebeu que existem alguns que, ao invés de nos proporcionar mais disposição e saciedade, nos deixam cansados, preguiçosos? Isso realmente acontece. É por isso que quem corre, deve procurar conhecer um pouco sobre os alimentos indicados para esse esporte e, também, mudar pequenos hábitos diários. Às vezes, o corpo pode reagir muito melhor quando “abastecido” da maneira correta.

ree

      Existem estudos que apontam que o rendimento do atleta tem tudo a ver com a alimentação. “Aproximadamente 60% a 70% do resultado do atleta em competições e corridas é resultado da sua alimentação. É importante ter planejamento das refeições antes da prova, já cerca de 2 ou 3 dias antes, pois assim o corpo já começa a fazer reservas da glicose que vai ser usada naquele período”, comenta a nutricionista Carolina Theilacker Sommerfeld.

Said Ali é atleta de corrida e decidiu recentemente buscar apoio nutricional. Ele já participou de diversas provas, com distâncias de 5Km, 10Km, 21Km, 25Km. O novo objetivo, agora, é completar uma maratona (42Km) e, para isso, alguns hábitos alimentares mudaram. “Correr em alto rendimento exige que o corpo todo esteja em sintonia. Um corpo saudável, que recebe uma alimentação adequada, responde melhor ao nosso esforço. Senti que não estava satisfeito, principalmente nas grandes distâncias, que é meu foco no momento. Estava ficando ofegante, cansado além do normal e com recuperação muito lenta. Procurei, então, a nutricionista que identificou falhas na minha rotina alimentar”, conta.

Em poucos dias de reeducação alimentar, ele já sentiu as mudanças. “Já me sinto mais leve e disposto. Saber equilibrar e ter disciplina para atitudes simples, como tomar 1 litro a mais de água por dia, já faz uma grande diferença”.

O ideal é sempre antes de começar a realizar frequentemente qualquer atividade física pensar na alimentação, já que alguns alimentos podem ser aliados e outros dificultarem o desempenho do atleta. Além disso, é preciso saber a quantidade certa a ser consumidas nas refeições, levando em conta o gasto calórico de cada pessoa, o que só pode ser avaliado por um profissional. A nutricionista Carolina dá algumas orientações básicas para quem pratica corrida de rua: “Na corrida, cerca de 30 minutos antes é importante comer uma boa fonte de carboidrato, como raízes(mandioca, batata doce, etc) e uma fonte de proteína, como um franguinho desfiado ou até uma banana com pasta de amendoim ”, sugere.

DICA PARA OS ATLETAS DE CORRIDA -  Lembre-se, cada pessoa deve procurar um profissional de nutrição para saber o que é indicado para a sua dieta, obtendo assim, um melhor resultado.

ree

NO GERAL, O QUE É INDICADO COMER?

Alimentos como: Arroz integral, raízes (mandioca, batata doce, etc), brócolis, couve-flor, folhas, oleaginosas, proteínas magras, aveia, quinoa e frutas indicadas pelo nutricionista.

O QUE DEVEMOS EVITAR?

Alimentos industrializados e os com alta carga glicêmica como: Farinha de trigo, pão, macarrão, abóbora, entre outros. Cuidado, algumas frutas também possuem alto índice glicêmico e devem ser consumidas apenas no horário determinado pelo seu nutricionista.

BEBIDAS QUE AUXILIAM O ATLETA DE CORRIDA

Água de Coco: além da hidratação, a água de coco é fonte de minerais como potássio e magnésio, importante em reações do metabolismo de liberação de energia a partir do carboidrato e da gordura.

Bebidas Esportivas: mais conhecidas como isotônicos, suprem os sais minerais perdidos durante a atividade física e ajudam a repor os níveis de glicose, auxiliando na continuidade do exercício.

E CLARO, MUITA ÁGUA!

Por: Ana Carolina Nasato - Assessoria de Imprensa Corre Brasil

1 comentário


Harry Jenny
Harry Jenny
17 de jul.

Players take command of a high-tech spacecraft in Space Waves, where they must withstand countless waves of meteors, alien foes, and space perils. The major objective is to get as far as you can while avoiding attacks and blasting down obstructions. The game is simple at first, but as enemies get faster and stronger, it soon gets harder.

Curtir
bottom of page