Crianças podem correr? Especialistas explicam.
- Corre Brasil
- 14 de out. de 2019
- 2 min de leitura
O crescente número de pessoas que resolveram adotar a corrida como principal atividade física e de lazer não é um fenômeno que se pode observar apenas na faixa etária adulta.
Nos últimos 10 anos, quando se instalou no Brasil e no mundo o fenômeno das corridas de rua, quem abriu os olhos para o esporte também foram as crianças, que viram nos adultos – muitas vezes, seus pais – a emoção de superar seus limites e ultrapassar barreiras, além de passar um tempo se divertindo e fazer amigos.
Segundo Fabiano Braun de Moares, Mestre em Ciências do Movimento Humano e diretor técnico da Floripa Runners, crianças podem sim praticar corrida, mas deve-se ater ao fator lúdico do esporte e deixar as corridas mais longas para os adolescentes com mais de 16 anos. “O foco deve ser a recreação das crianças e não a intensidade, não só por uma questão física, mas também psicológica”. O profissional também recomenda que, a partir dos 11 anos, também se pode fazer uma iniciação ao atletismo, o chamado “mini-atletismo”.

O incentivo dos pais é um dos principais combustíveis a levarem os pequenos a correr. De acordo Ana Brígida Los de Liz, fundadora da assessoria esportiva Batom na Pista (Joinville – SC), é importante apresentar aos baixinhos a atividade física como algo prazeroso. “Temos que passar para eles (as crianças), que nós também estamos dispostos e somos apaixonados por isso”, afirma.
O esporte, seja ele qual for, na vida das crianças, de acordo com Ana, é um fator que melhora a parte psicomotora do corpo, reduz a obesidade, aprimora o desenvolvimento e também a disciplina, além de ajudar na jornada do autoconhecimento.
Isso ela mesmo comprovou com sua filha: “Minha pequena até melhorou seu senso de competitividade correndo. Antes, ela chorava quando não chegava por primeiro em uma provinha. Agora eu nem preciso conformar mais, ela diz: ‘ah, mas na próxima eu consigo, mamãe.’”, conta.
Mesmo que os pequenos não possam, por questões físicas e psicológicas, correr longas distâncias, ainda é possível fazer com que elas sintam um pouco do gosto da diversão e dos benefícios do esporte.

Mariana Neves, diretora da Corre Brasil – que organiza diversas corridas de rua pelo sul do Brasil – explica como isso é possível: “Em algumas das provas que organizamos, fazemos a chamada ‘Maratoninha Kids’, com distâncias curtas, como 100 e 400m, para que as crianças possam tomar o gosto pela corrida e se divertir também”, conta Mariana, que além de incentivar a prática do esporte nessa idade, se preocupa com o senso de competitividade dos pequenos corredores, distribuindo a todos aqueles que participarem da brincadeira, uma medalha de premiação.
Vale ressaltar que, segundo a Federação Mundial de Obesidade, caso não haja uma mudança de hábitos, em menos de uma década, a obesidade pode atingir 11,3 milhões de crianças no Brasil.
Antes da prática de atividade física, seja ela em qualquer idade, consulte um médico ou profissional especializado. Por: Lucas Machado - Assessoria de Imprensa Corre Brasil



Compared to other Pips NYT puzzle games, Pips feels more relaxed yet deeply engaging. It doesn’t rush you, allowing players to slow down and truly enjoy the problem-solving process.
best iptv : Enjoy unlimited entertainment with Best IPTV, your trusted IPTV provider for premium live TV, sports, and on-demand movies in HD and 4K. Access 10,000+ global channels, 24/7 sports coverage, and the latest movies on any device — Smart TV, Android, iOS, or PC. With fast streaming, no buffering, and affordable IPTV plans, Best IPTV delivers the ultimate viewing experience anytime, anywhere.. best iptv