top of page
  • Foto do escritorCorre Brasil

De Curitiba a Pomerode: a corrida que transformou a vida do casal Gabriel e Darlete

Meia Maratona de Pomerode completa 15 anos em 2023 e encanta atletas

como Gabriel e Darlete Weiss desde a primeira edição

Meia Maratona de Pomerode, edição de 2017. Foto: Foco Radical.


Gabriel tinha 52 anos quando sugeriu a ideia para a esposa. Darlete e ele davam os primeiros passos na corrida. Os treinos na modalidade abraçada pelo casal iam tão bem em Curitiba que despertaram o desejo pela primeira meia maratona. Queriam uma prova de 21 km diferente. Afinal, a estreia tinha que ser marcante. Descobriram a Meia Maratona de Pomerode. Era a primeira edição do evento. Correr nas paisagens da cidade mais alemã do Brasil, em 2008, foi uma experiência que transformou a vida dos dois.


Desde então, a Meia Maratona de Pomerode virou uma tradição de Gabriel Denis Weiss e Darlete Cristina Tolfo Weiss. Anualmente descem ao sul por alguns dias em Pomerode. Correr a meia maratona faz parte da programação que também contempla passeios pela Rota Enxaimel, degustação de comidas típicas alemãs e outros atrativos da cidade. Ainda em 2017, Gabriel entrou de vez no clima da corrida famosa pelos atletas brasileiros por oferecer chopp no percurso de 21 km.


“A partir da 10ª edição passei a correr com trajes típicos que utilizo nas festas alemãs. Não faltamos a nenhuma prova desde seu início, em 2008. Mesmo em 2020, que foi cancelada devido a pandemia, fomos a Pomerode e fizemos o percurso sozinhos, eu e a Darlete”, conta Weiss.


Foi além da corrida. O casal passou a fazer com maior frequência o trajeto da viagem de cerca de 200 quilômetros entre Curitiba e Pomerode. Queriam experimentar mais vezes a cultura alemã da cidade.


“Ficamos muito encantados com Pomerode. Gostamos das pessoas da cidade, das tradições pomeranas e das festas. Adoramos a culinária, o chopp, os produtos artesanais e das bancas da linguiça, a Rota do Enxaimel, os museus, os eventos, as músicas e as histórias. Passamos a participar de outros eventos e festas da cidade nos últimos anos. A gente se sente tanto em casa que acabamos comprando um apartamento em Pomerode. Esperamos morar definitivamente na cidade no ano que vem”, diz o corredor que se sente pomerodense.

Toda essa identificação de Gabriel Denis Weiss e Darlete Cristina Tolfo Weiss será reconhecida na Meia Maratona Tirol de Pomerode 2023, confirmada para os dias 21 e 22 de outubro, com provas de 6 km e 21 km. A corrida de rua mais alemã do Brasil completa 15 anos e vai homenagear atletas como Gabriel e Darlete. Organizadora do evento, a Corre Brasil vai celebrar o aniversário com reverências aos corredores que estiveram em todas as edições da prova.


“Começamos a chamar e a entrar em contato com os atletas que participaram de todas as edições. Todos vão receber algumas homenagens que estamos preparando. Será uma celebração dentro da grande festa que caracteriza o evento, que tem bandas típicas, grupos folclóricos, chopp gelado e brincadeiras germânicas, além das corridas de 6 km e 21 km”, afirma Mariana Neves, coordenadora de eventos da Corre Brasil.


Foto de arquivo pessoal do casal na primeira edição da Meia Maratona de Pomerode, em 2008.


Realizada desde 2008, a Meia Maratona de Pomerode se tornou concorrida entre corredores de todo Brasil. A prova valoriza a cultura germânica e agrega à experiência do atleta a temática alemã, as paisagens da cidade e o chopp no percurso da meia maratona e após a linha de chegada nas duas distâncias.


As inscrições são feitas pelo site oficial Vem Correr, com preços a partir de R$ 79, em quarto lote, para as duas distâncias. Cerca de 50% das vagas estão esgotadas. A expectativa é de que mais de 4 mil corredores participem do evento. O primeiro dia, 21 de outubro, é reservado para a Maratoninha Kids Kyly e da prova de 6 km, com largada a partir das 17h30min. A meia maratona será no dia seguinte, com início às 6h. A prova de 21 km é a única meia maratona do Brasil com chopp no percurso.


A Meia Maratona de Pomerode 2023 é um evento organizado pela Corre Brasil, realizado pela Aacesc - Associação de Apoio a Cultura e Esporte de Santa Catarina, em parceria com a Prefeitura Municipal de Pomerode, e conferido pela FCA - Federação Catarinense de Atletismo. O evento tem patrocínio de Tirol (naming da prova), Kyly (maratoninha kids), Opa Bier, Komprão Koch Atacadista, RVB Malhas, Orquídea, Unifique, Mili, Girando Sol, Powerade, YoPro Wickbold CP Embalagens Plásticas, Nestlé Aveia, Neston e Sadia.


15 anos da Corre Brasil

Inspirando conquistas desde 2008, a Corre Brasil completa 15 anos. Referência no segmento no Brasil e a maior de Santa Catarina, a empresa tem as melhores e mais desejadas provas do Sul do Brasil. É reconhecida pela excelência em organização, segurança e atendimento aos atletas em seus eventos. Entre as próximas provas da Corre Brasil estão a Corrida Brisas, exclusiva para mulheres, em Balneário Camboriú no dia 24 de setembro, e a SC21K, confirmada para 26 de novembro, em Florianópolis. As inscrições estão disponíveis no site Vem Correr.



Informações para imprensa

SixComm Comunicação - Danilo Caboclo

danilo@gruposix.com.br - 48 9.9177-8099



251 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page