• Corre Brasil

DEFINIDA: RIO DO RASTRO MARATHON SERÁ EM MAIO DE 2021

Atualizado: Set 2

Provas de corrida e ciclismo serão dias 15 e 16 de maio

Ricardo Ziehlsdorff (Corre Brasil) e Kiko Santos da (Mountain Do) assinando acordo para realização da prova com o Prefeito da cidade de Orleans, Jorge Koch.


Comece a se preparar! Em maio de 2021 muitos sonhos vão ser realizados na imponente Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina, a estrada que foi considerada em 2016 a mais espetacular do mundo, por uma revista espanhola. A Rio do Rastro Marathon, recém-lançada pela Corre Brasil e pelo Mountain Do, já está sendo incluída no calendário de corredores e ciclistas de todo o Brasil. Vão ser dois dias de provas - 15 e 16 de maio. Um desafio que vem sendo preparado com o DNA das duas maiores organizadoras de corrida do sul do Brasil.

“Enxergamos a oportunidade, juntamos com estudos de mercado, viabilidade e claro, nossa capacidade de oferecer uma experiência incrível! Estamos desenhando o projeto com máximo cuidado, empatia, respeito e muita transparência,” conta Mariana Neves, coordenadora de eventos da Corre Brasil.


Na quarta-feira, dia 2 de setembro de 2020, os responsáveis pelas duas organizadoras, Ricardo Ziehlsdorff (Corre Brasil) e Kiko Santos da (Mountain Do) assinaram o acordo para realização da prova com o Prefeito da cidade de Orleans, Jorge Koch.

O desafio começa no sábado dia 15 de maio com a prova de corrida de 25km. A largada será às 7 horas da manhã na cidade de Lauro Müller, no sul de Santa Catarina. Já às 15h30 será a vez dos ciclistas (Speed e MTB) subirem a Serra do Rio do Rastro num percurso de 40km, com início em Orleans.  Na mesma cidade será a largada da maratona no domingo, também começando cedo, às 7 horas da manhã.

“O percurso da maratona terá um ganho de altimetria de mais de 2.400m. Acho que somente os melhores irão completar a prova,” ressalta Kiko dos Santos, diretor técnico do Mountain Do.

Mas são esses desafios que movem corredores e ciclistas. E em época de pandemia, apenas com provas virtuais, muitos já começam a se programar para 2021. A atleta Demaris Pain logo que ficou sabendo da novidade, já começou a sonhar e a planejar a subida da Serra do Rio do Rastro. “Minhas expectativas são as melhores possíveis. Já fiz 25km na Serra e agora vou me desafiar nos 42km. Estou muito feliz em saber que vai ter esse desafio. Já vou começar a treinar. Tenho certeza que vai ser linda, emocionante demais”. 

Créditos: Foco Radical - Letícia Sartori

A atleta profissional e educadora física Letícia Saltori, que conhece muito bem a serpente de 256 curvas, tem certeza que a Rio do Rastro Marathon vai surpreender. “Falar da serra é se emocionar. É um marco na minha vida. Uma experiência incrível que fica até difícil descrever. E se eu conseguir correr esse desafio vai ser algo diferente pra mim, porque as oportunidades que eu tive de correr na serra sempre foram no mesmo dia (25km+42km). Mesmo sendo algo mais cansativo, a gente acaba se superando e nem acredita que é capaz. Eu gosto muito de provas assim, em etapas”.


As datas das inscrições, os regulamentos das provas e outras informações da Rio do Rastro Marathon vão ser divulgados na segunda quinzena de setembro. Mas os organizadores já adiantam. A procura está grande e o número de participantes vai ser limitado para garantir a segurança dos atletas e a qualidade do evento.

“Um projeto desta magnitude leva de seis a doze meses para ser criado. Nós estamos fazendo tudo a quatro mãos, numa velocidade muito mais intensa, mas sem perder a qualidade e o olhar dos detalhes. Estamos tendo muita cautela e explicando para os atletas tudo como vai acontecer, tempo ao tempo”, relata Mariana.


Créditos: AdobeStock

O clima na Serra do Rio do Rastro é um desafio a mais que os atletas vão enfrentar. Maio é um mês onde pode fazer calor, frio e até nevar, já que a Serra Catarinense tem frio suficiente para o fenômeno acontecer e também altitude. O ponto mais alto fica a 1421m do nível do mar.

“É um lugar de extremos, onde tudo pode acontecer! No mês de maio podemos ter até neve nesta região, mas nossa equipe está acostumada a trabalhar na Antártida a -30 graus e também no Deserto do Saara a mais de 45 graus. Por isso tenho certeza que os atletas estarão com um bom suporte técnico”, explica Kiko.

Créditos: Foco Radical - Demaris Pain

São essas surpresas que encantam quem se desafia na Serra do Rio do Rastro. “A temperatura amena, a chegada ao mirante, as curvas, a altimetria da serra me motivam a correr a Rio do Rastro Marathon. Subir ela correndo é um desejo que  eu tenho há muitos anos. Estar lá é uma alegria gigantesca, porque ela é especial, a energia é surreal”, conta emocionada Demaris Pain. E Letícia Saltori completa. “Com certeza aquela beleza da serra tem total influencia nos resultados que tive até hoje. Aquilo é demais. Aquela visão é incrível. Eu que já tive a oportunidade de correr em vários lugares do mundo, só digo uma coisa: a serra é extraordinária”.

A expectativa dos atletas para uma prova sempre é levada muito em conta pela Corre Brasil e pelo Mountain Do. E desta vez ainda mais, até porque a Rio do Rastro Marathon nasceu a partir de sonhos de atletas. “Não fomos nós que buscamos e decidimos tudo isso. Foi a voz dos atletas que trouxe essa oportunidade para nós, com respeito a toda a nossa história e a nossa bagagem. Tenho certeza que a gente vai entregar algo muito verdadeiro que tem a ver com essas duas bandeiras que estão envolvidas no projeto: colocando o atleta em primeiro lugar. Esse é o nosso jeito de fazer provas”, finaliza Mariana Neves da Corre Brasil.


Se você não quiser perder nenhuma informação sobre a Rio do Rastro Marathon, inscreva-se na nossa NEWSLETTER clicando neste link!



Sabine Weiler

Assessoria de Imprensa Corre Brasil

Jornalista SC 1279

(48) 99681-7980



407 visualizações
Atendimento assessorias e atletas:  atendimento@correbrasil.com.br
Parcerias e novos projetos: projeto@correbrasil.com.br
REDES SOCIAIS:

 

  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social

Todos os direitos reservados - CORRE BRASIL - © 2019