top of page
  • Foto do escritorCorre Brasil

Se fosse fácil, todo mundo faria

A abordagem de Roberto Vilela sobre a dor e o amor de ser um corredor

Os velhos novos hábitos que boa parte das pessoas decide adotar no início do ano (que para muitos, só começa depois do Carnaval), são sempre os mesmos: ter uma vida mais saudável, cuidar melhor das finanças, emagrecer, praticar exercícios físicos.


Passado o primeiro trimestre, boa parte das resoluções já ficou pelo caminho. Com a corrida não é diferente. Quantas pessoas você conhece que resolveram adotar esse esporte como parte da rotina desistiram ao primeiro sinal de dificuldade?


Isso acontece simplesmente porque não é fácil. Correr dói, cansa, desgasta, nos leva ao limite. Exige disciplina, toma tempo, independe de condições climáticas (só quem já correu em meio a uma chuva que virou temporal entende). Como já falei no meu livro Em Busca do Ritmo Perfeito, atletas são forjados na base da pressão. Sobrevive quem está consciente da dedicação que precisa dar ao esporte.


Não é fácil e se fosse, todo mundo seria um atleta amador comprometido, e não apenas de esporádicos fins de semana.


Uma dica para facilitar a jornada? Escolha as pessoas certas para estarem ao seu lado. Na vida, na carreira e na corrida, fica muito mais fácil atingir os objetivos quando temos pessoas que nos apoiam no dia a dia. É aquele time de profissionais engajados, a família que respeita e apoia seus sonhos, outros atletas que treinam juntos e puxam um ao outro quando os desafios ficam maiores do que acreditamos conseguir ultrapassar.


Aí você me pergunta: como manter a linearidade de treinos e a dedicação sabendo que o preço que se paga muitas vezes é alto? A resposta é simples: os resultados motivam.


Só quem já completou uma prova abaixo do tempo esperado, quem conseguiu aquela promoção no trabalho ou chegou ao patamar profissional desejado é que sabe o gosto que tem o sucesso. Ele é recompensador, é motivador e é desafiador.


Acredite: a endorfina vicia e nos faz superar toda a dor e cansaço físico e mental que acumulamos pelo caminho.



Roberto Vilela é especialista nas áreas de gestão e estratégias comerciais. Atua em todo o Brasil com clientes de médio e grande porte realizando palestras, consultoria comercial e treinamentos vivenciais. É autor dos livros Em Busca do Ritmo Perfeito, em que traça um paralelo entre as lições do universo das corridas para a rotina de trabalho, e Caçador de Negócios, com dicas para performances de excelência profissional. Produz ainda séries de podcasts sobre estes assuntos, disponíveis nas plataformas Spotify e Itunes. E-books, artigos, áudios e vídeos disponíveis em www.orobertovilela.com.br.

179 visualizações0 comentário
bottom of page