top of page
  • Foto do escritorCorre Brasil

Tem um tempinho para se exercitar aí? Pode acreditar que tem!

Para o atleta Ojânio dos Santos, o segredo é colocar a atividade física como prioridade na vida, como outros afazeres.

Quando se fala em exemplo de determinação, o atleta baiano morador de Balneário Camboriú desde 2008, Ojânio dos Santos (31), é uma ótima referência. Com mais de 100 vitórias em provas de corridas de rua, ele ainda quer mais. Foi em 2011 que viu pela primeira vez o anúncio de uma prova de corrida de rua e resolveu se inscrever. Desde então, não parou mais. Agora, o objetivo de Ojânio é continuar treinando e correr, nos próximos anos, fora do país. “Em 2022 quero ir fazer a maratona da Disney”, conta.


Para chegar onde está e atingir suas metas com a corrida de rua, foi preciso muito esforço e, além da determinação, muita organização. Ojânio é estudante, trabalha em uma metalúrgica, dá aulas em assessorias esportivas. Mesmo com a rotina intensa, o atleta encontra tempo para treinar a ponto de se sobressair no esporte. O segredo, para ele, é colocar a atividade física como prioridade na vida, como outros afazeres. “Eu acordo 5h30 da manhã e entro no trabalho em seguida. Já levo uma mochila com tudo preparado para depois do expediente ir para praia treinar das 17h30 às 18h30. Depois disso vou para faculdade. Nos dias que dou aula fim de tarde, uso o tempo do meu almoço na empresa para correr lá mesmo, tem uma área grande que da para  treinar”. E tem mais, Ojânio ainda precisa se preocupar com sua alimentação, já que a comida também influencia no desempenho do atleta. Muitas vezes deixa de lado o almoço oferecido pela empresa e leva suas próprias marmitas.

Mesmo quem não deseja ser atleta profissional, pode se inspirar na determinação de pessoas como Ojânio. Se pararmos para pensar o quão benéfico o esporte é para a saúde, realmente não seria de se cogitar dar a mesma importância para o esporte e o trabalho, por exemplo? O trabalho é necessário para a sobrevivência, mas só é possível realizá-lo se houver saúde. “O Colégio Americano de Medicina no Esporte recomenda a prática de atividades físicas em 5 dias da semana por 30 minutos ou 20 minutos de exercício intenso pelo menos 3 dias. Essa quantidade é o mínimo recomendado para manter a saúde, os benefícios serão ainda maiores com carga maior de exercício”, aponta Dr. Gustavo Bornholdt, médico especialista em clínica esportiva. “Vale ressaltar, entretanto, que não existe número mágico de tempo ideal por semana: caminhadas diárias de 15 minutos, por exemplo, já trarão algum benefício em relação ao sedentarismo. Quem não encontra tempo para exercício hoje será obrigado a encontrar tempo para doença amanhã.”, complementa. DICA PARA SE ORGANIZAR E COMEÇAR A SE EXERCITAR!


Planeje sua semana e acrescente os exercícios, mesmo que seja poucos minutos diários inicialmente. siga as dicas para criar o hábito:

1. Separe a roupa e acessórios para prática esportiva no dia anterior;

2. Defina um horário na sua agenda para esta prática;

3. Escolha realizar exercícios que goste e tenha prazer em fazer;

4. Procure atividades que encaixem com sua rotina, seja por logística de trânsito e/ ou que cabem no seu bolso. Uma dica é a corrida de rua, que pode ser realizada em qualquer lugar e não requer investimentos altos;

5. Lembre-se das consequências do sedentarismo como: doenças cardiovasculares; diabetes e até alguns tipos de câncer;

6. Organize sua alimentação e reserve um tempo para uma vida mais saudável. #correbrasil #corridaderua #historiasdeatletas #corredoresderua #saúde #bemestar #qualidadedevida Por: Ana Carolina Nasato - Assessoria de Imprensa Corre Brasil

105 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page