top of page
  • Foto do escritorCorre Brasil

Volatilidade e incerteza: um verdadeiro teste para cardíacos (e corredores)

A incerteza atual e a vida do corredor no meio de uma crise de pandemia.

Talvez você ainda não tenha feito as contas (a não ser que seja aquela pessoa inquieta e ansiosa que acompanha com o calendário na mão dia após dia), mas já faz dois meses que as medidas de distanciamento por conta da pandemia do coronavírus começaram a ganhar corpo no Brasil.


Desde então, muitos profissionais precisaram se adequar ao trabalho remoto e as empresas tiveram que adotar novas estratégias de vendas. Passamos a usar máscaras, manter a distância, evitar aglomerações para, aos poucos voltar a um grau de normalidade – ou o que sobrou dela.


No universo da corrida, deixamos de lado os treinos em grupo, as risadas e o papo descontraído de cada um desses encontros, a planilha cumprida com aquele incentivo do parceiro de treinos. Também vimos todo o planejamento de provas virar cinzas e seguimos sem muita certeza do que acontecerá daqui para frente.


Ainda não sabemos quando iremos nos reunir novamente para as provas que tanto gostamos. Também nos faltam certezas sobre o mercado e a economia. Nesse mar de volatilidade e incertezas, manter-se focado e continuar treinando parece quase impossível. É um verdadeiro teste de resistência e de mensuração de foco.


Além da adequação dos treinos, acredito que a falta de perspectiva é o grande vilão desse momento. No esporte e na vida, não imaginávamos passar por esta situação. Adaptar é preciso e necessário, além de ser a saída para nos mantermos saudáveis e ativos. O esporte é mais do que um passatempo. É, para muitos de nós, uma válvula de escape dos problemas rotineiros, um aliado na produtividade e disposição e uma ponte para a conexão com pessoas que admiramos.


Apesar de tudo, não deixe de lado aquilo que só lhe traz benefícios. Adapte-se para encarar o incerto e seguir firme. Aliás, o que não faltam são iniciativas e exemplos. A própria Corre Brasil, por exemplo, nos proporcionou uma corrida virtual logo no início do isolamento. Seguir em frente é o único caminho viável para sairmos desse momento ainda mais preparados e resilientes.



Conteúdo:

Roberto Vilela

Especialista nas áreas de gestão e estratégias comerciais. Atua em todo o Brasil com clientes de médio e grande porte realizando palestras, consultoria comercial e treinamentos vivenciais. É autor dos livros Em Busca do Ritmo Perfeito, em que traça um paralelo entre as lições do universo das corridas para a rotina de trabalho, e Caçador de Negócios, com dicas para performances de excelência profissional. Produz ainda séries de podcasts sobre estes assuntos, disponíveis nas plataformas Spotify e Itunes. E-books, artigos, áudios e vídeos disponíveis em www.orobertovilela.com.br.

165 visualizações0 comentário
bottom of page