top of page
  • Foto do escritorCorre Brasil

6 HÁBITOS PARA MANTER A MENTE SAUDÁVEL EM TEMPOS DE RECLUSÃO

Conversamos com a psicóloga Gabriela Frischknecht e trouxemos essas dicas para ajudar você a manter-se mentalmente saudável

Foto: Adobe Stock / ink drop


Não é novidade que a reclusão severa pode nos causar problemas em lidar com nossa mente, existem sintomas psicológicos e até físicos que podem surgir nestes momentos e, como diz aquele velho ditado: melhor prevenir do que remediar, não é mesmo?

Entendemos essa necessidade de manter-se mentalmente saudável neste momento e, ao criar este conteúdo, conversamos com a Gabriela Frischknecht, Psicóloga Clínica e Esportiva da SportMed de Blumenau, para trazer um conteúdo embasado sobre como cuidar de sua saúde mental neste momento e prevenir que a quarentena seja um gatilho para maiores problemas.

Existem hábitos simples que podem nos ajudar a manter problemas maiores fora da nossa mente, evitar stress, ansiedade e até o desencadeamento de uma depressão.


São pequenos atos que, ao serem adotados como parte de uma rotina, podem trazer inúmeros benefícios, são eles:

1. Organização de rotina

Provavelmente suas atividades de rotina mudaram, né? Então é hora de reorganizar sua rotina, para que todas as áreas de sua vida tenham o tempo merecido e necessário. Um dos maiores erros em termos de saúde mental é pensar que apenas o tempo de trabalho merece uma organização, e é por isso que muitas pessoas acabam deixando de lado tarefas pessoais importantes, e alegam a "falta de tempo". Uma boa administração de tempo pode transformar vidas, e "ter tempo" requer organização e senso de prioridade. Refaça o seu cronograma semanal e, não esqueça de encaixar nele as atividades pessoais importantes para você, tais como exercícios, lazer, estudo, relacionamentos, manutenção da rede afetiva e de apoio social etc.


2. Meditação

A meditação é amplamente conhecida pelas áreas da psicologia como tratamento e prevenção da ansiedade e até mesmo depressão. O que é muito mal interpretado a respeito da meditação, é a forma de prática: muitas pessoas imaginam que meditação seja manter a mente sem pensamento nenhum e, bom, para a maioria das pessoas isso é impossível, porém, existem inúmeros tipos de meditação, que não necessariamente "esvaziam" nosso pensamento. Para quem quer iniciar, o mais indicado é que você busque seu profissional de saúde mental de confiança e, juntos, adotem a melhor rotina de meditação. Uma boa dica é tentar uma meditação guiada por profissional.

3. Exercício físico

Quando falamos em praticar exercícios em casa, mil complicações parecem surgir em todos os cantos, não é mesmo? Porém, o que você precisa saber é que: seu corpo precisa de movimento! E ele não só precisa para funcionar fisicamente, mas todo o seu organismo, inclusive sua mente, precisam de um corpo ativo. Nada precisa ser muito complicado: pode ser um circuito de exercícios simples, alongamentos, alguns polichinelos, mas é importante ter a consciência de que uma mente saudável também requer um corpo saudável.

4. Hidratação e alimentação saudável

Beber água e alimentar-se de forma correta parece ser algo bem simples, mas quando estamos em reclusão, sem um cronograma exato de rotina, essas duas tarefas podem ser facilmente esquecidas ou negligenciadas: beba água em pequenas quantidades, em média 150ml por hora, durante todo o dia. Alimente-se bem, evite doces, bebidas alcoólicas e muita gordura, adicione mais legumes, verduras e frutas em suas refeições. Nesses momentos, é sempre bom ter uma ajuda extra para manter uma rotina de hidratação e alimentar. Existem aplicativos que podem te lembrar quando e quais alimentos consumir para manter sua dieta saudável e balanceada.


5. Auto cuidado

É ótimo tirar um tempo de nossa imagem rotineira, não ter que se preocupar diariamente com sua imagem, usar roupas mais confortáveis e não utilizar de tanto tempo para se arrumar, porém, há uma linha tênue entre estar confortável e abandonar completamente o apreço pela auto estima.

Para manter a mente saudável, apenas higiene não é o suficiente. Somos seres pensantes e emocionais, nossa imagem no espelho nos impacta de forma positiva ou negativa. É importante manter não só seus hábitos de higiene, mas também cuidados com a pele, cabelos, unhas, aparência, todo o conjunto de cuidados que faz com que você se sinta bem, em pleno vigor e feliz consigo e com sua imagem. Porque você é a pessoa que merece o seu melhor!


6. Evite overdose de notícias

É necessário manter-se informado do que acontece no mundo, claro. Porém, esse turbilhão de informação que temos nos dias atuais, a todo momento, pode ser profundamente prejudicial a sua saúde mental. Assim como tudo em sua rotina, o ideal é que você encaixe em seu cronograma seus horários para cada tipo de informação: conhecimento, notícias, entretenimento, redes sociais, etc. Desta forma, não canalizamos nosso tempo apenas em notícias e informações negativas. Não se trata de ignorar a vida lá fora, mas não deixar que esse bombardeio de informação tome todo seu tempo e sua energia. Informe-se, mas apenas na medida certa para não estar alienado.


Um ponto a ser ressaltado

Estamos em um momento que nos oportuniza a auto-observação, e é importante perceber reações persistentes de estresse, de ansiedade, frequentes mudanças abruptas de humor, ou demasiada ocorrência de outras emoções negativas.

Ao se observar e identificar algum destes sinais, isto pode ser indicativo de que seria interessante a busca de apoio profissional ou disponível para este fim.


Na Sportmed, os serviços de Psicologia estão ativos virtualmente e você pode entrar em contato através deste link.


Também existem redes de apoio voluntárias, a exemplo do Centro de Valorização da Vida.


Este conteúdo te ajudou? Conte-nos através dos comentários ou em nossas redes sociais: Facebook e Instagram.



Conteúdo:

Adriana L. Fort Marquez

Assessoria de comunicação e conteúdo

Curadoria:

Gabriela Frischknecht Psicóloga Clínica e Esportiva da SportMed - Blumenau

CRP 12/10025


1.706 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page