top of page
  • Foto do escritorCorre Brasil

Novo filme da Netflix conta a incrível história da ultramaratonista Lorena Ramírez

Documentário já está disponível na plataforma digital.

Ela não precisa de tênis de corrida caros e sofisticados para conquistar as trilhas mais difíceis. Ela não precisa da mais recente tecnologia em roupas esportivas, como fazem outros corredores. Ela só precisa de suas sandálias velhas e da vontade mais poderosa de um atleta.


No novo filme original da Netflix, “Lorena, La de Pies Ligeiros”(assista aqui), podemos conhecer Lorena Ramírez: uma corredora indígena que venceu algumas das corridas mais difíceis do México, como a “Ultramaratona Guachochi” em 2017, em que correu 100 quilômetros usando sandálias e trajes tradicionais.


Lorena, que tem 25 anos, pertence à comunidade de Tarahumara, no estado de Chihuahua, no norte do México, e ela definitivamente honra o significado do povo de sua comunidade, os Rarámuris, pois isso o título do documentário "aqueles com pés leves". Quando se a vê correndo, mesmo depois de percorrer vários quilômetros, ela parece estar flutuando e sem se cansar. É incrível!


Sua história comovente foi filmada pelo diretor Juan Carlos Rulfo em uma curta mas eficiente produção de 28 minutos. Ela também apareceu na capa da Vogue México em outubro, para comemorar o 20º aniversário da revista.


Seu pai, Santiago Ramírez, também é corredor. Ele venceu a Ultramaratona Guachochi três vezes e compartilhou essa paixão com Lorena, depois que eles correram juntos em uma corrida de 10k, mesmo que se tornar um corredor não estava nos seus planos.


Em 2018, Lorena viajou para a Espanha para executar o Tenerife Bluetrail e ficou em terceiro lugar depois de correr 102 quilômetros, também com suas sandálias, com as quais já percorreu mais de 500 quilômetros no total, incluindo a Maratona da Cidade do México no mesmo ano.


Lorena corre pelas montanhas e rios, veste com orgulho sua saia e blusa tradicionais e nos ensina a nunca desistir. "Enquanto meu corpo me permitir, continuarei correndo", diz ela, uma verdadeira inspiração para todo e qualquer atleta de corrida.


por LUCAS MACHADO COELHO

jornalista


5.947 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page