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Sobrepeso e Corrida, é possível?

Atualizado: Mar 17

5 dicas de especialista para quem tem sobrepeso e quer correr.

Imagem: Adobe Stock / xreflex

A resposta é sim!

E continue lendo, pois vamos te explicar a seguir os cuidados a serem tomados e porque é tão importante incluir exercícios físicos em sua rotina e não se deixar limitar pelo seu peso.


Antes de tudo, é sempre bom reforçar que o sobrepeso pode ser extremamente perigoso e, se você se encaixa nesta situação, deve ter cuidado redobrado ao iniciar uma atividade, especialmente se for um esporte de impacto.


A primeira coisa que os aspirantes a corredores devem fazer é procurar um Médico do Esporte para se inteirar sobre sua situação física em todos os aspectos. Com um parecer médico em mãos, o mais indicado é que se busque a ajuda de um profissional da Educação Física, este irá direcionar seus treinos de acordo com suas capacidades e necessidades. Se houver alguma queixa de dor ou lesão, é extremamente importante buscar um Fisioterapeuta Esportivo que através de uma avaliação criteriosa, irá direcionar as condutas de tratamento para te liberar para a prática assim que possível.


Dito isso, agora vamos às dicas principais para quem está com sobrepeso e quer começar a correr:


1. Fortalecimento muscular

A corrida, assim como inúmeros esportes, é uma atividade que utiliza de uma condição muscular para prover a força, impulso e o suporte necessários para o seu desempenho no percurso. Além disso, uma musculatura fraca, faz com que seu corpo sobrecarregue ossos, articulações e outros tecidos, essa é uma das maiores causas de lesões graves no esporte.


2. Alimentação adequada e balanceada

Assim como em qualquer esporte, o alimento é seu combustível, e ele não tem apenas a função de matar a fome, mas também de suprir suas necessidades funcionais para cada tipo de atividade. Consulte um profissional de Nutrição para adotar uma rotina alimentar que favoreça suas atividades e supra todas as suas demandas.


3. Treinos de cardio

Se você quer começar a correr, precisa entender que este é um esporte que demanda muito de sua capacidade cardiorrespiratória, por isso é extremamente importante que, mesmo antes de começar a correr efetivamente, sejam incluídos treinos que supram essa necessidade.


4. Cautela, paciência e planejamento

É preciso ter cautela para visualizar seus limites e não excedê-los, e paciência para aguardar o seu tempo e, dentro do seu limite chegar ao seu objetivo. Ninguém corre uma maratona do dia para a noite. Tudo é um processo de adaptação e treinamento. Fale com seu treinador físico e, juntos, estabeleçam metas para curto, médio e longo prazo, isso lhe ajudará a controlar a ansiedade e visualizar sua evolução.


5. Autoconhecimento

Uma das qualidades principais de qualquer atleta de corrida é se conhecer, entender seu corpo e captar os sinais que ele dá. Se você sente que algo está errado, teve alguma dor, teve uma sensação física negativa ou um mal estar, respeite este sinal, procure seu médico e entenda o que o seu corpo está tentando dizer.


E o mais importante é que você não se deixe limitar por uma questão física, pois correr é a atividade mais democrática que existe e, com o devido cuidado e assistência, você pode sim ser quem você quiser! Bora correr!


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Criação de Conteúdo:


Adriana L. Fort Marquez

Assessora de Comunicação e Conteúdo

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Curadoria e edição técnica:


Dr. Vinícius Perezin Mizuta - Fisioterapeuta Esportivo

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