top of page
  • Foto do escritorCorre Brasil

11 MOTIVOS PARA APROVEITAR A MEIA MARATONA DE CHAPECÓ E CONHECER A CIDADE

Atualizado: 10 de mar. de 2020

Se você está curioso pela Meia Maratona de Chapecó 2020, trouxemos 11 motivos para bater o martelo e correr em Chapecó conosco.

Fotos: Foco Radical/ND


Para os corredores que querem conhecer os encantos do oeste catarinense, esta é a melhor oportunidade de realizar o seu desejo e ainda correr uma prova em ambiente de altitude acima de 650m e com subidas desafiadoras.


Com mais de 1000 inscritos e inscrições abertas até 26/03, a corrida está agendada para dia 5 de abril e terá percursos para a família toda: 21k, 10k, 5k, caminhada de 2k e Maratoninha Kids. As vagas para inscrições da Meia Maratona de Chapecó estão esgotando rapidamente, então, leia a seguir 11 motivos para conhecer a cidade e correr essa prova linda e garanta a sua participação.


Turismo em Chapecó

O setor turístico em Chapecó se fortalece com o desenvolvimento de inúmeras atividades. As ações realizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, junto ao trabalho consolidado do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), trazem para o Município atividades que movimentam o turismo, os negócios e, em consequência, a economia.


Considerada pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina a Capital Catarinense dos Eventos de Negócios, de acordo com a Lei Lei Nº 14.071, de 31 de julho de 2007, o Município recebe inúmeros visitantes todos os meses.


Além do forte turismo de negócios, Chapecó traz uma extensa lista de atrativos turísticos para toda a família. As ações trazem opções culturais gratuitas, proporcionam experiências gastronômicas, oportunizam o conhecimento histórico cultural e aproximam os visitantes da natureza.“Somos privilegiados pela nossa localização. Em Chapecó, os chapecoenses e os turistas encontram tudo o que precisam para o seu lazer, com inúmeras opções para se divertir e envolver toda a família, opções culturais, esportivas e se aproximam do meio ambiente”, enfatiza o Prefeito de Chapecó, Luciano José Buligon.


Prova e Retirada de Kit

A Meia Maratona de Chapecó acontecerá em 5 de abril de 2020 (domingo) e terá largadas a partir das 7h30. As largadas serão dadas na Praça Coronel Bertaso, em frente a Igreja Matriz. Os percursos disponíveis são: 21km, 10km, 5km, Caminhada 2k e Maratoninha Kids. Os kit serão entregues no dia 4 de Abril (sábado) das 14h às 19h, na Top Car (Av. Fernando Machado - São Cristóvão, Chapecó).

Para mais informações e inscrições, clique aqui.



Confira abaixo os 11 motivos para aproveitar a Meia Maratona de Chapecó e conhecer a cidade:



1. Praça Coronel Bertaso

Foto: https://turismo.chapeco.sc.gov.br/


Lugar de largada da Meia Maratona e espaço agradável que contempla história, cultura, lazer e descanso. Conta a história do ciclo da madeira em um mural feito em argamassa de concreto, utilizando técnica mista esgrafiado-mosaico, oferece área de lazer com parque infantil, jogos de mesa e uma bela fonte luminosa com jato d’água. Ainda na Praça Coronel Bertaso, é possível visitar a Galeria Municipal de Arte Dalme Marie Grado Rauen, lugar onde, regularmente, artistas locais e visitantes expõem suas obras.


2. Catedral Santo Antônio

Foto: Prefeitura de Chapecó / Divulgação


Inaugurada em 1956, possuindo 02 torres com 40 metros de altura, estilo franciscano. Vista do alto a Catedral possui formato de cruz. Nos fundos da Catedral há uma gruta em pedra com imagens de Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Dores e Nossa Senhora das Graças, onde diariamente inúmeras pessoas fazem orações. Informações: (49) 3322-2278 www.catedralchapeco.org.br.


3. Museu de História e Arte Antônio Selistre de Campos

Foto: Prefeitura de Chapecó / Divulgação


Construído na década de 1940, tem como característica as fundações de pedra e a construção em tijolos maciços sem pilares nem vigas. Há pinturas nas paredes em escariola, técnica que imita o mármore, realizada a base de desempeno e bico de pena. Tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), possui uma relação com a historia local, bem como uma relação com as diversas linguagens artísticas. O museu é constituído por: acervo Arqueológico e Etnológico (Kaingang e Guarani); acervo fotográfico, com fotos que revelam os diversos momentos da história de Chapecó. Av. Getulio Vargas, 17 N, Centro. (49) 3321 8509.


4. Vale do Rio Uruguai

Foto: Ana Carolina Pan / https://www.minube.pt


O Vale do Rio Uruguai é o atrativo que proporciona ao visitante as mais belas paisagens naturais, do Mirante da Ferradura se descortina uma linda vista do vale podendo observar o Rio Uruguai e em sua outra margem o Estado do Rio Grande do Sul. Com a Instalação da UHE Foz do Chapecó, o distrito de Goio-En, distante 23 km do centro da cidade, foi contemplado com uma bela infraestrutura para receber os visitantes. As atividades náuticas, o banho no lago e o entretenimento em destaque, assim como a gastronomia típica da região.


5. Trilha do Pitoco

Foto: https://aventurebox.com/willianfae


Localizada na Linha Alto Capinzal/Distrito de Goio-En, 28 km distante do centro da cidade de Chapecó, a trilha é composta por bela paisagem e 05 cachoeiras, que variam entre 08 e 45 metros de queda d’água. São percorridos cerca de 3 km de trilha (ida e volta) com destino a um verdadeiro recanto ecológico. O nome da trilha deve-se ao fato de que o cachorrinho “Pitoco”, pertencente a Família do Sr. Gumercindo, acompanha os visitantes.


6. Museu Tropeiro Velho

Fotos: www.guiasc.tur.br


Localizado na Linha Boa Vista, na propriedade da Família Fonseca, possui inúmeras peças que retratam a vida dos antigos moradores de Chapecó e do jeito tropeiro de viver. A propriedade oferece também, área de lazer, camping e lanchonete.


7. Museu da Cultura Italiana

Foto: www.flickr.com/artedeviajarecomerbem


Localizado na Comunidade da Colônia Cella, o espaço conserva parte da história da imigração italiana, com cerca de 300 peças, na maioria instrumentos de trabalho na agricultura, utilizadas pelos moradores no início do século XX.


8. Gruta de Sede Figueira

Foto: http://repositorio.ufsc.br


O local é composto por 03 grutas e 01 cachoeira. A capela de Nossa Senhora de Lourdes fica em frente a uma das grutas, onde anualmente, no mês de Dezembro, realiza-se Romaria Penitencia. Em meio a mata nativa há a Trilha dos Mistérios do Rosário, com 15 esculturas em pedra de arenito, simbolizando cada um dos mistérios. As obras foram confeccionadas pelo artista chapecoense Cyro Sosnoski.


9. Mercado Público Regional

Exposição e venda de artesanato e produtos da agricultura familiar oriundos de diversos municípios da região. Há praça de alimentação e espaço para apresentações culturais. Junto ao espaço está o Centro Público de Economia Solidária, onde entidades ligadas ao artesanato local oferecem produtos da cultura regional.

Foto: Andressa do Nascimento / clicrdc.com.br


10. Ecoparque

Foto: chapecó.org


O Ecoparque é um dos seis parques públicos do município de Chapecó, e está localizado na Avenida Getúlio Vargas, em frente ao 2º Batalhão da Polícia Militar. O parque é apropriado para caminhadas e outros exercícios físicos, além de recreação. Apresenta diversos bancos, academia aberta, parque infantil, palco de apresentações, anfiteatro, coretos e banheiros públicos.

Entre as atrações ambientais encontram-se grandes eucaliptos, um riacho, uma lagoa formada por um antigo banhado, além de algumas espécimes de ratão-do-banhado.

Após reforma em 2014, o Ecoparque ganhou sinalização e iluminação adequados para utilização noturna pela comunidade.


11. Tirolesa Interestadual

Com um visual deslumbrante e com uma queda em torno de um minuto e meio a Tirolesa Interestadual atravessa a Foz do Chapecó saindo de Erval Grande, município do Rio Grande do Sul até Chapecó, Santa Catarina.

A Tirolesa Interestadual é a maior do Estado Catarinense com 1.300 metros e também uma das maiores tirolesas do Brasil. O tempo e velocidade de descida varia com o peso do aventureiro que, segundo os responsáveis, dá uma média de 1km por quilo e a descida leva aproximadamente 1 minuto e meio.

Foto: facebook.com/tirolesa.interestadual



Se essas dicas te ajudaram a decidir, conte-nos aqui ou pelo Facebook ou Instagram.


Confira aqui o mapa do percurso da prova de 21km da Meia Maratona de Chapecó.


Para mais informações sobre esta e outras provas, acesse nosso calendário de provas.




Adriana L. F. Marquez Assessora de Comunicação e Conteúdo Marketing | Corre Brasil

276 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page