top of page
  • Foto do escritorCorre Brasil

4 EXERCÍCIOS DE MOBILIDADE PARA EVITAR LESÕES NA CORRIDA

Fisioterapeuta Esportivo Vinícius Mizuta, da VR Sports, dá 4 dicas de exercícios para favorecer sua mobilidade e evitar lesões na corrida, confira abaixo.

Foto: Adobe Stock/Andrii


As lesões relacionadas a corrida acometem muitos corredores, pois é uma das modalidades esportivas mais populares e acessíveis do mundo (VIDEBAEK et al., 2015).


Compreender o sistema de complexidade do corpo humano, pode favorecer o entendimento dos padrões de lesões que o praticante de corrida apresenta, bem como nortear as condutas de tratamento ou prevenção necessárias para cada indivíduo (BITTENCOURT et al., 2016; SUEKI et al., 2013).


Além disso, o corpo humano atua com um sistema de Interdependência Segmentar, ou seja, se uma articulação não apresenta a mobilidade que seria esperada para a prática do gesto esportivo, poderá ocorrer (ou não) uma sobrecarga na articulação adjacente. Um bom exemplo descrito na literatura, é um déficit de mobilidade da articulação do tornozelo, poderá gerar uma sobrecarga no joelho, e com isso a ênfase de condutas de tratamento será no reestabelecimento ou melhora da mobilidade da articulação do tornozelo.


De acordo com Cook et al. (2010), os segmentos corporais tem uma capacidade primária de mobilidade e outros estabilidade. Mas é claro que não executam apenas uma dessas funções, e sim, ambas em proporções diferentes. Utilizando esse conceito denominado “joint-by-joint” (articulação por articulação), o corpo realiza tarefas diárias e gestos esportivos, com suas funções segmentares pré-estabelecidas. Os exercícios de Mobilidade para determinadas regiões do corpo podem ser aliados importantes no tratamento e na prevenção de algumas dores e lesões na corrida, seja ela recreacional ou competitiva.


Abaixo listamos 4 dicas de exercícios simples de mobilidade, que os corredores podem incorporar na semana de treinos. Sugestão de frequência: 2 vezes por semana, em dias intercalados com a corrida ou até mesmo antes da prática.


1. Mobilidade de Tornozelo

2 séries de 15 Movimentos


2. Mobilidade de Quadril I

2 séries de 15 Movimentos


3. Mobilidade de Quadril II

2 séries de 15 Movimentos


4. Mobilidade de Coluna Torácica

2 séries de 15 Movimentos


Contudo, é importante ressaltar que, se você sente dores ou tem alguma dificuldade de mobilidade em seus exercícios, o mais indicado é que se procure um profissional especializado para que sejam adotadas as melhores condutas de tratamento. A VR Sports está atendendo de forma individualizada e você pode contatá-los através deste link.


E aí, bora praticar os exercícios? Se este post te ajudou e você vai fazer os exercícios em casa, conte-nos aqui nos comentários ou em nossas redes sociais: Facebook e Instagram.



Conteúdo:

Vinícius Perezin Mizuta – Fisioterapeuta Esportivo

Sócio Proprietário da VR Sports – Balneário Camboriú

Crefito 97130/F


Edição:

Adriana L. Fort Marquez

Assessoria de comunicação e conteúdo

3.236 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page