top of page
  • Foto do escritorCorre Brasil

5 DICAS PARA SEGUIR NAS SEMANAS PRÉ-PROVA

Atualizado: 23 de jul. de 2020

Não sabe exatamente como proceder nessa reta final para o Corre em Casa? Trouxemos algumas dicas de profissional da área para te ajudar!

Imagem: Unsplash / sporlab


Há menos de duas semanas do 3º Corre em Casa Desafio 21K, muitos atletas estão se perguntando, e agora, intensifico o treino durante esses dias? Aumento o fortalecimento? Adiciono mais distância?


Pensando nesse momento, trouxemos algumas dicas para seguir neste período e garantir uma prova plena e em seu melhor desempenho.


Abaixo listamos 5 dicas para esse momento:


1. Adote treinos regenerativos

Nas duas semanas que antecedem uma prova, nenhum atleta deve pensar em ganhar ou melhorar desempenho, pois se não treinou com antecedência e garantiu o desempenho, nesse momento não é indicado ir atrás do prejuízo, pois além de não adiantar, pode gerar exaustão e até lesões. Nas semanas que antecedem uma prova de corrida, reduza o volume de treinos em média 40%, ou seja, se você corria 100Km em uma semana, comece a correr 60Km.

2. Mantenha a intensidade dos treinos

A duas semanas da prova, faça treinos de menor volume e com uma boa intensidade, tente manter durante todo o treino uma intensidade que você considera boa e, se você treinou adequadamente e está preparado para a prova, não precisará aumentar a intensidade nesse momento.

3. Recuperação na semana da prova

Na semana da prova, o ideal é que você adote treinos menos intensos e mais curtos, esse é o momento de pegar leve e descansar bem! O volume de treinos pode ser ainda menor que o da semana anterior, de acordo com sua resistência. Treinos de fortalecimento devem ser cortados nesse período. Tenha em mente que: essa semana é para descansar, recuperar e fazer apenas treinos curtos de rodagem. Se tiver a possibilidade, procure um profissional ou estabelecimento especializado e faça uma sessão de recovery durante essa semana.


4. Alimentação adequada

Este é o momento de falar com um profissional de nutrição de sua confiança e traçar um cardápio da semana pré-prova, pois a sua alimentação durante essa semana também influenciará sua recuperação para a prova e seu desempenho na mesma. Peça ao seu profissional de confiança as orientações para o pré, durante e/ou pós prova.

5. Monte sua estratégia de prova

Chegou o momento de definir como fará sua prova: para os atletas que toparam o Desafio 21k, é o momento de definir quando, onde e como farão os percursos de 3k, 6k e 12k em três dias seguidos. Defina qual será o pace para a prova e suas respectivas etapas, escolha o local onde irá correr e, se for o caso, já defina onde e em qual momento serão suas pausas. Trace uma estratégia adequada ao que você vem treinando.



Conteúdo:

Adriana Marquez

Marketing \ Corre Brasil


Curadoria:

Ojanio Dos Santos

Atleta Profissional e Treinador de Corrida

3.303 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page