top of page
  • Foto do escritorCorre Brasil

6 Dicas: Como escolher uma prova de Corrida de Rua

Ficar na dúvida sobre qual prova realizar é muito comum, por isso vamos te ajudar com

essa decisão!



Durante o ano, diversas provas de corrida de rua são realizadas em cidades e estados diferentes. Em 2017, foi feito um levantamento do número de eventos esportivos deste segmento realizados anualmente no Brasil, por um site de cadastramento de corridas. Foram um total de 4.545 corridas, considerando as corridas de todas as distâncias. Se considerarmos 82 finais de semana por ano, teremos uma média de 87 corridas por finais de semana, bastante coisa, né? E esse número só cresce a cada dia.


Em meio a tantas opções, como escolher qual prova realizar? E para os iniciantes, qual deve ser o critério? Primeiro, não há regra! Você deve seguir sua preferência. Mas, nós te ajudamos com alguns aspectos importantes à serem analisados:


1. Data X Percurso:

A data da sua prova precisa ser proporcional ao seu tempo de treino para ela. Não adianta você querer correr 10km daqui uma semana, se você ainda não está preparado. Por isso, defina a data não muito próxima para ter tempo para treinar. Além disso, se você é iniciante, vá por passos. Escolha uma prova de distância menor e vá progredindo, existem vários eventos com opções de 3Km e 5Km.

Lembre de olhar datas festivas importantes para você: aniversário de algum familiar, por exemplo.


2. Estilo de prova:

Escolha uma cidade e tipo de percurso que seja prazeroso para você. Opte por um local que tenha características confortáveis: clima, altimetria, tipo de piso: trilha ou asfalto. Clima ameno, percurso na maior parte plano e asfalto, são “caminhos” mais seguros para iniciar.


Algumas provas com percursos planos, que estão com inscrições abertas para o segundo semestre de 2019 são:


Maratona Beto Carrero - que esse ano possui a opção de realizar 6Km individual.

Meia Maratona de Pomerode - a prova mais alemã do Brasil, com percurso de 6Km.

Balneário Night Run - corrida de 5km e 10km pela areia da praia mais badalada do estado.

Meia Maratona Internacional de Florianópolis - 5km, 10km e 21km na Beira Mar da capital.


3. Planejamento extra prova:

Ao escolher uma prova você precisa pensar na logística que ela envolve. Traslado, alimentação e hospedagem interferem diretamente na escolha da sua prova. Nas primeiras experiências, opte por correr na sua cidade ou região, assim você não terá surpresas com a comida ou mesmo deslocamento até o local da prova. Afinal queremos evitar stress desnecessários, né!


4. Quem está organizando:

Para você tomar a decisão correta é importante saber quem está organizando a prova. Pesquise sobre a empresa, leia comentários nas redes sociais, peça indicação aos amigos sobre a empresa. Uma prova bem organizada faz valer o investimento seja ele baixo ou alto.


5. Prefira ir com amigos:

Tudo se torna mais fácil e tranquilo quando você está acompanhado de um amigo, principalmente se este já possui experiência em provas. Além da recíproca motivação, transporte compartilhado e claro, aquele registro pós prova bem bacana!


6. Definição do orçamento:

Claro que a escolha da prova precisa caber no seu bolso, mas lembre-se de analisar o que você está comprando: tipo de kit e a estrutura que a prova oferece pode ser o diferencial que vale a pena pagar.


Depois de todas essas dicas, corre lá no Calendário de Provas de corrida de rua da Corre Brasil e escolha seu próximo desafio: https://www.correbrasil.com.br/calendario-corridas

411 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page