top of page
  • Foto do escritorCorre Brasil

Recovery: para que serve e como posso fazer em casa?

Muitos atletas já ouviram falar de recovery, mas poucos realmente sabem o que é, para que serve e como pode ser feito em casa, não é verdade?


Se você é desses atletas e está em busca de mais informações para realizar o seu recovery na comodidade de sua casa, então continue lendo.

O que é?

Tanto para atletas iniciantes, quanto para os que estão em ciclo de treinos mais intensos, a recuperação muscular se torna uma parte importante do processo de treinamento.

O Recovery é uma terapia composta por uma série de técnicas que são capazes de amenizar os sintomas causados pela fadiga e acelerar o processo de recuperação muscular.

Para que serve?

A fadiga muscular é um sinal comum após treinos intensos de qualquer praticante de atividade física, seja amador ou profissional.


Essa fadiga é um fator de risco para lesões e de diminuição da performance para atletas mais focados em desempenho, logo, o Recovery vem para minimizar esses sinais, sendo agregado ao cronograma de treinamento de forma estratégica.


O atleta que pratica um protocolo regular de recovery tende a diminuir o risco de lesões e aumentar o seu desempenho, por sempre estar em suas melhores condições físicas durante os treinos e provas.

3 técnicas e dicas para fazer em casa

1 - Crioterapia

Essa técnica de recovery consiste na imersão da área que requer recuperação em gelo por até 20 minutos, atletas de corrida tendem a executar o procedimento nas pernas. A Crioterapia tem função anti-inflamatória e ajudará a recuperar a fadiga e exaustão muscular.


Dica para fazer em casa: a Crioterapia pode ser realizada em banheiras, piscinas ou até mesmo com o auxílio de bacias grandes e algumas toalhas para espalhar o gelo pelas pernas. Outra ideia é comprar um item industrial em tamanho maior, como uma lixeira grande, ou algo do tipo, encher de gelo e mandar ver!

2 - Meias de compressão

Alguns modelos de meia de compressão oferecem um nível de tensão em seu tecido que pode ser utilizado como item de recuperação muscular.

Dica para fazer em casa: após treinos ou provas intensas, coloque a meia e deite-se em um local tranquilo com as pernas relaxadas. Você pode utilizar as meias até mesmo enquanto dorme.


É importante consultar um profissional da área, principalmente em casos de desconforto excessivo.

3 - Liberação miofascial


Essa é uma técnica de massagem que libera pontos de tensão na musculatura. A técnica consiste em massagear pontos chaves, onde houver presença de nódulos de tensão que, geralmente, causam dor ao serem pressionados.

Dica para fazer em casa: dependendo da quantidade de pontos de tensão e do estado dos mesmos, essa técnica pode ser dolorosa, então vale pedir a ajuda de alguém.

Nos pontos de tensão, você pode utilizar um rolo de massas ou até um cabo de vassoura pressionando levemente e deslizando sobre a pele. Caso tenha interesse em algo mais específico, existem no mercado rolos próprios para a liberação miofascial que podem te ajudar a executar a técnica de forma mais eficiente. #recovery #correbrasil #blogcorrebrasil #corridaderua #corrida #eucorroporaqui #vemcorrercomagente


7.123 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page