• Corre Brasil

8 DICAS PARA CUIDAR DOS PÉS PRÉ E PÓS CORRIDA

Atualizado: Ago 5

Os pés são os protagonistas da corrida, eles nos dão o impulso e sustentação para correr e, ainda assim, muitas vezes, esquecemos de dar a eles a devida importância. Confira essas dicas para evitar desconfortos!

Imagem: Freepik


A corrida, em tese, é um exercício "fácil", né? É o que muita gente pensa quando começa a correr... O problema não é a corrida que, de fato, é um exercício incrível e super acessível, mas sem o devido preparo, nenhum corredor consegue progredir ou se manter na evolução por muito tempo.


Nossos músculos precisam de cuidado e estímulos adequados, nossas articulações e sistema nervoso também demandam cuidados, e essas dicas parecem bem clichê, né? Porém existe um fator mais do que básico, até bem óbvio e, mesmo estando na frente do nosso nariz, muitas vezes escolhemos negligenciar: OS PÉS!


Os pés são os protagonistas da corrida, eles nos dão o impulso e sustentação para correr e, ainda assim, muitas vezes esquecemos de dar a eles a devida importância.


Bolhas, unhas encravadas ou quebradas, calos, entre outros incômodos acabam surgindo causados pela negligencia a esses membros tão importantes para todo o nosso corpo na corrida.


Preparamos e listamos aqui 8 dicas para te ajudar com esses problemas e prevenir outros:


1 - ESCOLHA O TÊNIS CORRETO

A escolha de seu tênis deve sempre ser muito bem pensada, o tênis certo vai diminuir qualquer tipo de desconforto na corrida. O ideal é sempre escolher um tênis confortável, que se ajuste bem ao seu tipo de pisada e sempre um número maior que o habitual.

Não é recomendada a compra de um tênis que você ainda não conhece pela internet, por exemplo. É muito importante que você possa experimentar e analisar bem antes de fazer essa compra.


2 - USE MEIAS ADEQUADAS

Dê preferência às meias confeccionadas com fio de poliamida e elastano, que permitem a respiração da pele, transportam o suor para fora da malha, não encharcam e não esgaçam. Pessoas ainda com pés mais sensíveis, poderão fazer uso de meias duplas ou malhas de alta compressão de microfibra de poliamida ou fio emana. Hoje existem meias específicas para conforto na corrida. Mas o importante é que cause o mínimo de atrito possível e o máximo de conforto durante o treino.


3 - CUIDE DE SUAS UNHAS

Não corte suas unhas muito curtas, evite tirar totalmente as cutículas e não lixe demais a sola dos pés, principalmente antes de provas. Essas são proteções naturais do corpo que impedem a sensibilidade, calos, frieiras, infecções por bactérias e bolhas. O corte das unhas deve ser feito por um podólogo, profissional habilitado que, além de cortar e lixar corretamente, também poderá identificar e tratar doenças específicas dos pés.


4 - FAÇA HIDRATAÇÃO DOS PÉS

Mantenha os pés sempre hidratados! Pés ressecados são mais sensíveis e suscetíveis a lesões. Uma hidratação adequada evita o atrito com a meia e impede a formação de bolhas.


5 - USE PROTETORES

Para evitar calos, opte por palmilhas e protetores de silicone que absorvem o impacto e evitam o atrito com o tênis.

6 - NÃO CUTUQUE BOLHAS

Evite estourar as bolhas que costumam surgir nos pés, mantenha-os limpos, secos e em repouso. Caso elas estourem, não remova a pele, ela servirá de proteção natural para a área machucada.


7 - AMACIE TÊNIS E MEIAS ANTES DE TREINOS LONGOS

Nunca utilize meias ou tênis novos para fazer uma prova ou um treino mais longo, dê um tempo de amaciamento e certifique-se de que ambos são confortáveis para aquela distância ou intensidade.

8 - UTILIZE GELO E ÁGUA QUENTE

Após treinos ou provas intensas, coloque os pés e pernas em um balde com água e gelo por 20 minutos, isso minimiza as dores musculares e ajuda também no alívio aos desconfortos dos pés. No dia seguinte ao da prova ou treino, faça um escalda-pés com água quente e pingue algumas gotas de óleo essencial de melaleuca, que tem ação antifúngica, ou óleo essencial de lavanda, que é relaxante. Na falta dos óleos, adicione um punhado de sal grosso, que ajuda na circulação. Uma massagem nesse momento também ajuda na circulação e a relaxar os pés das tensões causadas pelo esforço.


Se você é iniciante, é bom que tenha em mente que bolhas e alguns machucados nos pés nos primeiros treinos são completamente normais, mas pode ficar tranquilo que logo o pé se acostuma e esses desconfortos diminuem.



Conteúdo:

Adriana Marquez

Marketing \ Corre Brasil

87 visualizações
Atendimento assessorias e atletas:  atendimento@correbrasil.com.br
Parcerias e novos projetos: projeto@correbrasil.com.br
REDES SOCIAIS:

 

  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social

Todos os direitos reservados - CORRE BRASIL - © 2019