• Corre Brasil

COMO UTILIZAR A CREATINA NA CORRIDA E QUAIS OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS

Confira aqui como utilizar o suplemento e quais os benefícios que ele pode trazer ao seu desempenho na corrida.

Imagem: Freepik


Qualquer tipo de exercício físico de alta intensidade ativa as 3 vias metabólicas (aeróbia, anaeróbia lática e anaeróbia alática) simultaneamente, contudo, com predominância de apenas uma delas. Na corrida não é diferente, a via mais presente é a aeróbia, entretanto, conseguimos usufruir dos outros mecanismos, afim de elevar o desempenho durante a competição, como nos momentos de sprint.


Quando executamos um sprint, elevamos nossa frequência cardíaca chegando próximo do VO2 máximo, alavancando as vias anaeróbicas lática e alática. Nesse instante a via da creatina/ATP-CP entra em ação, e o corredor com suas reservas cheias conseguirá performar com mais explosão, velocidade e atraso da fadiga.


Apesar dos efeitos da creatina já estarem bem elucidados na literatura, ela ainda traz muitas dúvidas aos praticantes de atividade física.


A creatina aumenta a ressíntese de ATP rapidamente, pela via ATPCP (anaeróbia alática), a via metabólica que gera menos ATP, porém é a mais rápida entre as 3 vias metabólicas, por isso, o efeito da creatina é de explosão e curta duração. No exercício ela consegue agir instantaneamente, mas não resiste por muito tempo.


É comprovado o efeito ergogênico da creatina no aumenta da força, resistência à fadiga, recuperação muscular, atividade antioxidante e auxilia na prevenção de lesões em esportes de alta intensidade e curta duração (musculação, lutas, atletismo de potência).


Mas será que o suplemento mais estudado de todos os tempos tem eficácia nos atletas que praticam corrida de rua ou endurance?



E SOBRE A RETENÇÃO DE LÍQUIDOS CAUSADA PELA CREATINA?

A retenção hídrica de fato acontece, porém, diferente do que é entendido popularmente, não é para a camada subcutânea (entre a pele e o músculo) que criaria o aspecto físico de retenção de líquido, e sim, retendo água para dentro da célula muscular, através do aumento da osmolaridade, levando hidratação para o meio intracelular, favorecendo a síntese proteica, e melhorando a recuperação muscular.



DEVO FAZER PAUSAS NO USO DE CREATINA?

Não há necessidade de “ciclar” ou pausar a creatina como era disseminado anos atrás. A suplementação da creatina pode ser contínuo, apresentando benefícios sem elevar riscos de efeitos colaterais ou danos à saúde renal.



QUAL A DOSE CORRETA?

A dosagem de 3-5g/dia garante o aumento dos estoques de creatina fosfato ao longo das semanas sem trazer prejuízos à saúde, devendo ser obrigatoriamente tomado todos os dias - inclusive nos dias sem treino - pois o efeito do seu uso é crônico, e não agudo, ou seja, a creatina só funciona quando sua utilização é prolongada e não de maneira

imediata logo após sua ingestão.



QUAL O MELHOR HORÁRIO?

A suplementação pode ser realizada a qualquer momento do dia, mas preferencialmente junto de refeições contendo carboidratos, pois a creatina se torna melhor absorvida e armazenada no músculo quando há ação da insulina envolvida.


Entretanto fique atento quanto a matéria prima e o processo de fabricação do produto.

A creatina monohidratada apresenta ainda a maior qualidade e segurança entre os outros tipos de creatina presente no mercado, além de ter sido a forma mais estudada.


Agora que a creatina foi desmistificada podemos nos assegurar que: A creatina é um suplemento útil e clinicamente seguro.


Todavia, o auxílio da creatina vai muito além de aumentar o desempenho muscular, inclusive sendo estudada para melhora de quadros de doenças neurodegenerativas,

miopatias e distrofia musculares, sendo direcionado não somente para o esporte, mas também para o meio clínico.



Escrito por:

Nutricionista Gustavo Melegassi

CRN10 4439


Estagiário em nutrição:

João Pedro da Silva Pereira

0 visualização
Atendimento assessorias e atletas:  atendimento@correbrasil.com.br
Parcerias e novos projetos: projeto@correbrasil.com.br
REDES SOCIAIS:

 

  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social

Todos os direitos reservados - CORRE BRASIL - © 2019