top of page
  • Foto do escritorCorre Brasil

MEIA MARATONA DE BLUMENAU: CURIOSIDADES E DICAS PARA APROVEITAR A CIDADE

Atualizado: 24 de abr. de 2020

Preparamos um guia turístico incrível para aqueles que vão correr a Meia de Blumenau e querem aproveitar sua estadia.

Imagem: Adobe Stock/Michael Fritzen


Se você tem interesse em correr a Meia Maratona de Blumenau, ou apenas conhecer a cidade, este post foi feito para você! Aqui você encontrará tudo o que precisa saber para aproveitar o que tem de melhor na cidade.


Blumenau, além de ser destaque em diversos setores da economia do País, como um dos principais polos de setores como o Têxtil e da Tecnologia da Informação, a cidade ainda tem inúmeros atrativos turísticos e culturais.


Neste post organizamos algumas dicas sobre a cidade mais charmosa de nosso estado e que, todo ano, atrai milhões de turistas em seus eventos tradicionais.


Cidade de Festivais

Entre as festas e festivais se destacam a Oktoberfest, maior festa alemã da América do Sul, o Festival Brasileiro da Cerveja, Sommerfest, Magia de Natal e Weihnachtsdorf (Vila de Natal), Osterdorf (Vila de Páscoa) entre outros. Se há algo que Blumenau faz muito bem, com certeza são festas e festivais.


Vamos às dicas sobre a cidade:


COLONIZAÇÃO

Blumenau é conhecida pela identidade e por suas origens europeias. A cidade foi colonizada em 1850 pelo médico farmacêutico e filósofo alemão Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau, que no dia 2 de setembro daquele ano, chegou à cidade acompanhado de outros 17 colonos, também provenientes da Alemanha. Mais tarde, chegaram mais imigrantes vindos da Itália e Polônia.


Se você é dos amantes da história por trás das cidades, ou gosta de conhecer mais sobre diferentes culturas e costumes, não pode deixar de visitar dois museus: O Museu da Família Colonial (Alameda Duque de Caxias, 78) e o Museu de Hábitos e Costumes (R. Quinze de Novembro, 25).


ARQUITETURA

Imagem: Monique Renne


O grande apelo visual da cidade é, sem dúvidas, sua arquitetura colonial, que carrega o estilo enxaimel, característico da Alemanha, e enche a cidade de charme e história em cada fachada.


Uma boa ideia para passeio é, aproveitar o dia de retirada de seu kit para a prova da Meia de Blumenau, e dar um passeio pelas ruas do centro da cidade, como a rua XV de Novembro, região onde estão localizadas as principais Igrejas da cidade, a Prefeitura, Praças, Museus, a Beira Rio e as Pontes de Ferro e Adolfo Konder, além de lojas e inúmeros locais comerciais. Com toda a certeza, algum destes lugares irá atraí-lo para uma visita.


CERVEJA

Imagem: Adobe Stock/Kzenon


Blumenau é oficialmente a Capital Brasileira da Cerveja e possui uma grande diversidade de cervejarias artesanais espalhadas pela cidade e em municípios vizinhos.


Ainda no centro da cidade, você pode visitar cervejarias e bares durante o dia ou à noite, nesta região também se encontra o Museu da Cerveja, localizado na Rua XV de Novembro, na altura do número 160. Por lá, você vai se deparar com coleções que pertenceram à grandes Cervejarias como a Feldmann e Brahma. A entrada é gratuita. Um passeio e tanto para os amantes da cerveja, não é mesmo?


Pouco afastado das ruas do centro, a cerca de 3km, está localizado o Parque Vila Germânica, local que recebe os principais eventos de Blumenau e, como o próprio nome sugere, trata-se de uma Vila de arquitetura germânica que, além dos atrativos visuais, ainda conta com um complexo de restaurantes e bares de cerveja artesanal, que estão abertos o ano inteiro para visitação.


Na cidade existe uma diversidade enorme de cervejarias para visitação, você pode visitar e conferir como é feita a cerveja de grandes marcas como a Cerveja Blumenau, a Bierland e a Eisenbahn.


TURISMO E CULTURA

Imagem: www.planetapeia.com.br


Blumenau também possui muitos museus, igrejas, praças, atrativos naturais, monumentos, além da arquitetura. Para aproveitar ao máximo o turismo e a cultura da cidade, indicamos um passeio pelos principais pontos turísticos e uma rápida olhada em suas programações.


Se você se interessa por uma experiência gastronômica completa e com uma vista incrível, nossa dica é visitar o Restaurante Moinho do Vale, no Bairro Ponta Aguda.

Já se prefere uma caminhada ao ar livre ou piquenique em um local com muita natureza, indicamos o Parque Ramiro Ruediger, que se localiza a menos de 300m do Parque Vila Germânica.


No centro da cidade ainda há diversas Igrejas de arquitetura única como a Catedral São Paulo Apóstolo, mais conhecida pelos Blumenauenses como Igreja Matriz, e a Igreja Luterana do Espírito Santo. Pelas proximidades do centro, também estarão o Teatro Carlos Gomes e o Palácio Planetapéia.


27ª FESTITÁLIA

Para quem viajará para correr a Meia Maratona de Blumenau, agora com data para 12 de Julho, temos uma dica muito legal para aproveitar a estadia: de 10 à 19 de Julho estará acontecendo na cidade a 27ª FESTITÁLIA, um evento que reúne música e gastronomia típica, além de apresentações culturais e shows que fazem parte da programação do evento. A festa típica italiana será realizada no Parque Vila Germânica.


Na área gastronômica, serão diversos pratos típicos da culinária italiana que agradarão a todos os paladares. Confira a programação completa clicando aqui.


Gostou das dicas? Então compartilhe este post com aquele amigo ou amiga que vai correr na Meia Maratona de Blumenau com você e montem o itinerário para conhecer Blumenau juntos!


Já correu em Blumenau? Conte-nos o que achou através dos comentários ou em nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Adriana L. Fort Marquez

Assessoria de comunicação e conteúdo

195 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page