• Corre Brasil

Mesmo sem vontade, comece!

O importante é sempre dar o primeiro passo. O resto vai fluindo!


No fundo você quer começar a se exercitar, sabe o quanto é importante para a saúde e como isso seria benéfico para você. Porém, falta vontade, tempo, empenho? Esses são os motivos mais comuns para as pessoas deixarem de começar a praticar corrida de rua e qualquer outro esporte. Mas, por outro lado, também são os motivos que mais pessoas relatam terem “deixado de lado” para dar o primeiro passo. Nós queremos te motivar a começar também!

A corrida de rua é um esporte totalmente democrático. Pode ser praticada por pessoas de qualquer idade, qualquer estatura, qualquer cidade, classe social, etc! Basta calçar um tênis, um pouco de dedicação e uma rua ou esteira para começar.  

E se você ainda não se convenceu, que tal conhecer os benefícios para a saúde proporcionados pela prática de corrida? Com a ajuda da Dra. Mariana Motta Bergonsi Gois, selecionamos 12:

1.Correr te deixa mais bem-humorado e mais feliz 2.Reduz a gordura corporal

3.Proporciona autoconhecimento 4.Melhora a ansiedade e tensão 5.Melhora da qualidade do sono 6. Deixa o sistema imunológico mais forte 7.Melhora  capacidade cardiovascular e pulmonar 8.Auxilia na prevenção da osteoporose e osteopenia, principalmente em pessoas idosas, reduzindo o risco de fraturas 9. Retarda e previne o aparecimento de artrites 10. É indicada no tratamento de fibromialgia como potente redutor da dor 11.Auxilia no controle do colesterol, aumenta o HDL (colesterol bom) e diminui o LDL (colesterol ruim) 12.Dizem que até aumenta os anos de vida!

Como eu começo? 

A melhor pessoa para te orientar nesse momento é um profissional de educação física. Segue outras dicas básicas!

O primeiro passo é a decisão! Decida que vai deixar de lado a preguiça, a falta de vontade. Procure um tempo, mesmo que seja inicialmente uma ou duas vezes na semana, para começar a prática. Você pode ter certeza que os dias mais “difíceis” serão os primeiros. Depois, tudo vai fluir e você não vai mais conseguir parar! 

Nós sabemos que existem momentos em que as preocupações e o cansaço tentam falar mais alto. E é difícil mesmo abstrair isso para ir treinar. Então, o segundo passo é colocar uma meta: escolha uma prova de corrida de rua e coloque como objetivo realizá-la da melhor maneira. Na hora que pensar em não ir treinar, lembre-se que você tem um compromisso consigo mesmo!

Confira as dicas de como escolher uma prova de corrida de rua

Se tiver oportunidade, consulte um profissional para fazer uma avaliação física e montar uma planilha de treinos de corrida. Geralmente, as pessoas que iniciam nesse esporte precisam melhorar o condicionamento físico e o profissional saberá qual é o seu treino adequado. Ele vai inclusive, adaptar o seu treino à sua rotina. 

Se pretende iniciar sozinho(a), fica dica!

É preciso ir por etapas. Não adianta se frustrar que não consegue correr “direto”, se acabou de começar no esporte. Tudo é uma questão de treino e demanda tempo, dedicação!

O educador físico Ojânio dos Santos, sugere alguns passos:

1. Comece com aquecimento articular dos membros inferiores e superiores.

2. Procure realizar o aquecimento com exercícios educativos para corrigir postura de braços e pernas.

3. Nos primeiros treinos de corrida, comece caminhando e depois vá intercalando caminhada com corrida. Exemplo: Caminhe 30 segundos e corra 30 segundos, durante 25 minutos, nas duas primeiras semanas.

4. Na terceira semana aumente o tempo de corrida e diminua o tempo de caminhada. Exemplo: 30 segundos de caminhada 1 min de corrida.

Posso treinar sempre na esteira? Se pretende participar de corridas de rua, o ideal é treinar na rua também. Os estímulos da esteira e da corrida fora são diferentes, por isso, faça os dois!

Boa sorte!

151 visualizações
Atendimento assessorias e atletas:  atendimento@correbrasil.com.br
Parcerias e novos projetos: projeto@correbrasil.com.br
REDES SOCIAIS:

 

  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social

Todos os direitos reservados - CORRE BRASIL - © 2019