top of page
  • Foto do escritorCorre Brasil

MOTIVAÇÃO NA PERFORMANCE: AFINAL, O QUE É E COMO ELA AFETA O DESEMPENHO?

Afinal o que é motivação e como ela me beneficia?

Confira este post e entenda de onde vem sua motivação e os benefícios dela!

Imagem: Freepik


A motivação é um estado muito discutido... algumas pessoas falam dela o tempo todo, outras nem sabem o que é, e MUITAS acham que sabem, mas na verdade confundem com uma série de outros sentimentos.


Estar motivado não é a mesma coisa que ser disciplinado. Uma pessoa disciplinada faz o que TEM QUE FAZER, já uma pessoa motivada faz o que AMA FAZER. É um erro comum confundir as duas coisas.


O estado de motivação é simples de entender quando analisamos a palavra: MOTIVO+AÇÃO. Que, basicamente, significa "motivo para ação".


Aí você pode estar pensando: "eu treino todo o dia, eu faço tudo certinho, sou super motivado!". Pode ser que sim, mas não necessariamente. A pessoa motivada age com um motivo para fazer o que faz, já a pessoa disciplinada age com uma obrigação.


O problema é que a disciplina sem motivação tende a ter vida curta, porque chega um momento em que qualquer ser racional cansa de fazer coisas apenas porque tem que fazer. E nessa categoria temos muitos pódios: a dieta milagrosa, os treinos intensos diários e sem repouso, a falta de consciência corporal e respeito ao seus limites, etc.



COMO A MOTIVAÇÃO AFETA O DESEMPENHO?


O atleta que está verdadeiramente motivado, entende porque ele faz tudo o que faz, ele tem seus motivos muito bem alinhados e claros e sabe exatamente o que fazer, quais metas traçar e quais seus objetivos.


Quando tudo isso está claro em nossa mente, e não estamos fazendo nada "por fazer", todas as tarefas que nos levam até onde queremos ir se tornam prazeirosas e o imediatismo irresponsável nem dá as caras.


Pessoas motivadas tendem a se preocupar por todos os âmbitos de sua jornada, então são pessoas que cuidam mais de sua saúde, que sabem a importância de repouso, que entendem que nada é para ontem e sua motivação tem um alicerce firme demais para se deixar chatear por algum deslize ou por precisar descansar.


A longo prazo, esse cuidado e determinação, melhoram a saúde, a qualidade de vida e, sim, melhoram o desempenho na corrida. Porque uma mente que tem seus motivos claros e objetivos traçados, é invencível!


É claro que, a motivação não é uma constante na vida de ninguém, temos dias mais motivados, outros nem tanto, e assim segue a vida. É importante saber que: motivação também é entender os sinais de sua mente e corpo de que está tudo bem não ser disciplinado 100% do tempo, e que isso não precisa ser um fator determinante para o seu foco. Entender seus momentos também te ajudará a se manter motivado!



Desafios pessoais ajudam a manter o foco no alcance das metas e motivam a continuar caminhando em direção aos objetivos!


Que tal utilizar um desafio virtual como meta de curto prazo para manter o foco e a motivação no caminho para objetivos maiores?


Vem aí a 4ª edição do Corre em Casa Desafio, fique de olho e não perca essa oportunidade!

Para mais informações sobre o evento, regulamento e inscrições, clique aqui.



Conteúdo:

Adriana Marquez

Marketing \ Corre Brasil



243 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page