top of page
  • Foto do escritorCorre Brasil

O QUE ACONTECE COM NOSSO CORPO QUANDO PARAMOS DE NOS EXERCITAR?

Nosso corpo foi "projetado" para estar em movimento. Aqui vamos explicar um pouco do que acontece quando ignoramos isso!

Imagem: Adobe Stock


Já pensou em dar uma pausa nos treinos e acabou parado por muito mais tempo do que o imaginado? Isso é muito comum, por isso, aqui, vamos te explicar alguns motivos pelos quais você não pode deixar que o sedentarismo vire um hábito.


A vida é feita de fases e, sim, é normal termos umas fases mais "paradas"do que outras.

E sim, viemos te falar dos prejuízos da falta de atividades físicas, porém, nem tudo está perdido: nosso corpo é uma máquina inteligente e tem muita memória, além de nossas lembranças... você poderá até sofrer um pouco no inícios, mas a tendência é que seu corpo sempre se adapte e, na maioria das vezes, se você já praticava exercícios, o processo nem será tão lento assim. Tudo tem jeito!


Vamos falar então do que muda em nosso corpo quando decidimos pela inércia?


Sua pressão sanguínea aumenta

Quando você pratica exercícios, suas artérias se adaptam, aumentando seu tamanho para facilitar a circulação de sangue em seu corpo. Quando você não pratica nenhum tipo de atividade que acelere sua frequência cardíaca, esse processo deixa de acontecer, o que acaba por estreitar suas artérias, dificultar a circulação de sangue e aumentar sua pressão arterial.

Esse "alargamento" das artérias começa a acontecer após, em média, três meses de exercícios regulares e, se você parar de fazer essas atividades por um período prolongado, seu corpo precisará de mais três meses para iniciar esse processo.


Resistência à insulina

Quando praticamos exercícios, nossos músculos processam a insulina e absorvem a glicose resultante como energia. Ao reduzir esse gasto de energia, seus músculos vão se adaptar fisiologicamente para se tornarem um pouco menos sensíveis à insulina.

Perder sensibilidade à insulina significa que seu corpo, em vez de utilizar o açúcar como energia, o converte em gordura. Esta alteração coloca você em maior risco de doenças como diabetes tipo 2.


Redução do VO2 max

VO2 max é a capacidade máxima do corpo de transportar e metabolizar oxigênio durante um exercício. Esse índice define sua capacidade cardiorrespiratória e seu desempenho.

Seu VO2 max pode ter uma queda significativa já em seus primeiros 10 dias sem exercícios. Isso explica a dificuldade em correr para atletas que ficaram parados por algum tempo.


O seu humor muda, para pior...

Atividades físicas, mesmo que de forma irregular e sem disciplina, por si só, já liberam hormônios e substâncias que melhoram significativamente o humor.

Quando o exercício físico é uma atividade regular, a tendência é que esse benefícios se torne cada vez mais natural e melhore de forma geral o humor daqueles atletas mais ativos. Após acostumar o corpo com esses estímulos e substâncias, uma vez que ele não os receba mais, a química hormonal se desregula e isso causa, também, o mau humor e a irritabilidade.



Conteúdo:

Adriana Marquez

Marketing \ Corre Brasil

2.994 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page