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POR QUE É TÃO DIFÍCIL CORRER NO FRIO? DICAS PARA VENCER A PREGUIÇA E TREINAR COM MAIS SEGURANÇA

Tá frio, né? Nestes dias fica mais fácil deixar a preguiça vencer.

Então confira essas dicas e bora correr para aquecer!

O frio chegou intenso em algumas regiões do país, em especial no Sul do Brasil. Estamos a menos de um mês do inverno, e todo ano é aquela história, a vontade de treinar continua, mas a de ficar embaixo das cobertas é ainda maior, não é mesmo?

Isso acontece principalmente porque, no frio, nosso metabolismo fica mais acelerado para aquecer o corpo e nosso apetite aumenta para repor as calorias perdidas. Quanto mais o corpo gasta essa energia, mais temos essa sensação de preguiça, explicam os endócrinos. O restante é psicológico.

Todavia, dá pra encarar isso e manter o foco. Confira as dicas:

1. MUDE O LOOK DO TREINO










Atualmente, há várias opções de vestimenta esportiva confortáveis e próprias para baixas temperaturas. Calças, corta-ventos, manta térmica, tudo vale para ficar aquecido. De quebra, você fica ainda mais elegante!

2. TOME SOL LOGO AO ACORDAR

O sol estimula a produção de serotonina, hormônio responsável pela sensação de ânimo e bem-estar, entre outras substâncias que nos fazem “acordar” melhor. Logo que despertar, procure qualquer fresta de sol e aproveite! A preguiça vai embora rapidinho.

3. BEBA BASTANTE ÁGUA

A água espanta aquela sensação de “secura” na boca, que é bastante desagradável nos primeiros minutos do treino. Além disso, o ato em si ajuda a controlar a ansiedade por alimentos, contribuindo para manter a dieta em dia.

4. CAPRICHE NO AQUECIMENTO

Se ele já é importante em todo tipo de treino, no frio, o aquecimento é ainda mais fundamental. Faça uns 2 a 3 minutos de corrida estacionária antes de iniciar a rodagem. Os exercícios educativos também contribuem pra deixar o corpo preparado, como o skipping. Tudo isso, é claro, com a orientação de um profissional.

5. DIMINUA O RITMO NO INÍCIO DO TREINO










Depois de vencer todas as etapas, é hora de prestar atenção nas passadas. É comum no início do treino aquela empolgação, e isso leva o corredor a acelerar mais. Porém, no frio, é importante concentrar e evoluir o pace aos poucos. Comece mais devagar, e assim que o corpo se acostumar, vá aumentando o ritmo. É mais confortante e seguro!

6. INVISTA NO PÓS-TREINO

Com o corpo acelerado e aquecido, é comum relaxarmos. Mas, é nesse momento que precisamos continuar com os cuidados e manter ele seguro. Ao terminar o exercício, fuja do frio, tire as roupas suadas e vista algo quente. Tome um café ou chá, coma uma proteína, e aproveite o restante do dia! Você já tá endorfinado!

Agora que já anotou as dicas, se for correr na rua, não esqueça a máscara e pratique a distância social! Mantenha a disciplina, mas sempre cuidando de você e do próximo!



Said Ali

Atleta, colunista e digital influencer.


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