• Corre Brasil

Melhore sua saúde e qualidade de vida com a corrida de rua!

A corrida de rua pode te ajudar em muitos aspectos, do ânimo à prevenção de resfriados no friozinho e doenças mais graves como depressão.



A corrida pode parecer apenas um esporte, uma atividade física para melhorar exames de saúde, se prevenir de doenças crônicas e se exercitar. E sim, ela é mesmo um grande auxiliador para tudo isso, possui inúmeros benefícios. O que ela esconde, ou melhor, só revela para aqueles que a experimentam, é que ela pode se tornar mais ainda que isso, como um momento para deixar as preocupações de lado e até, prevenção de doenças e renovação de neurônios. Na corrida, corpo e mente são ativados como um todo!


Além disso, a corrida pode ser um momento valioso só seu, um momento de treino e evolução pessoal. Enquanto você corre, seu corpo e sua mente são ativados. Algumas melhorias são cientificamente comprovadas, como aquela sensação boa após o treino, que pode até ser utilizada como forma de auxílio no tratamento de doenças psiquiátricas.


A médica, Dra. Mariana Motta Bergonsi Gois, explica. “Depois da corrida, ficamos sim felizes de verdade, isso é explicado pelo fato do organismo liberar uma série de hormônios, entre eles a endorfina, o hormônio do prazer e, de outros neurotransmissores por trás da sensação de bem-estar. Experimentos recentes mostram que suar a camisa também estimula o crescimento de células nervosas no hipocampo, região cerebral que rege a memória e o humor. O exercício cardio, como é popularmente considerado a corrida, faz com que naturalmente o organismo produza o que medicamentos para depressão/ansiedade buscam quimicamente”.


Foi exatamente isso que aconteceu com Maria Natalia Hermes, atleta e moradora de Navegantes, de 65 anos. “Antes de correr eu tomava dois antidepressivos, já tive câncer de mama e passei por momentos complicados. Agora, com a corrida, consegui deixar completamente os remédios de lado. A corrida melhorou muito minha saúde e qualidade de vida”.


Outro fator importante é o do emagrecimento. A corrida ajuda nesse ponto e, por consequência, melhora a auto-estima do indivíduo. Tudo isso, não são promessas, mas evidências que foram constatadas. E além dos benefícios estéticos e patologias do humor, a corrida de rua também proporciona o auxílio de outras doenças. Como falamos inicialmente, são muitos benefícios!


Alguns são bem simples, mas que influenciam no nosso dia a dia. Outros, mais graves e bem decisivos para quem quer melhorar de vida e não pensa em ficar refém só de medicamentos. “A prática de esportes, como a corrida de rua, proporciona o fortalecimento do sistema imunológico. É um ótimo “remédio” contra doenças virais, como gripes e resfriados”, aponta Dra Mariana.


Para poder falar de todos os outros principais aspectos que a corrida pode melhorar na sua vida, fizemos uma pequena lista, onde agrupamos 12 benefícios principais:


1. Correr te deixa mais bem-humorado e mais feliz 2. Reduz a gordura corporal

3. Proporciona autoconhecimento 4. Melhora a ansiedade e tensão 5. Melhora da qualidade do sono 6. Deixa o sistema imunológico mais forte 7. Melhora capacidade cardiovascular e pulmonar 8. Auxilia na prevenção da osteoporose e osteopenia, principalmente em pessoas idosas, reduzindo o risco de fraturas 9. Retarda e previne o aparecimento de artrites 10. É indicada no tratamento de fibromialgia como potente redutor da dor 11. Auxilia no controle do colesterol, aumenta o HDL (colesterol bom) e diminui o LDL (colesterol ruim) 12. Dizem que até aumenta os anos de vida!


E você, está esperando o que para começar também?


Se animou? Confira nosso calendário de provas de corrida de rua e escolha a que você mais se identifica: https://www.correbrasil.com.br/calendario-corridas


332 visualizações
Atendimento assessorias e atletas:  atendimento@correbrasil.com.br
Parcerias e novos projetos: projeto@correbrasil.com.br
REDES SOCIAIS:

 

  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social

Todos os direitos reservados - CORRE BRASIL - © 2019