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Dos 21Km para os 42Km - dicas para você chegar lá!

“Fazer uma maratona é coisa de ‘maluco’, mas deve se levar a sério. Faça só quando realmente tiver disposto a encarar esse ciclo e nunca por status” - Diz o atleta Said Ali, que conquistou sua primeira maratona no último domingo (23)

Completar uma Meia Maratona é um grande desafio que requer esforço e dedicação. Para muitos, o objetivo principal. Para outros, mais uma fase de evolução que, quando completada, instiga uma nova meta: a realização de uma prova de Maratona.


Distância dobrada, treinos aumentados e foco duplicado. Isso, é fato. Mas como começar com os treinos e encarar o novo propósito de maneira eficiente e assertiva?

A primeira dica é: procure um profissional de educação física focado em corrida para te ajudar com as planilhas de treino e organização da sua rotina, vale a pena traçar uma estratégia para sua evolução. Seu esforço físico irá aumentar e para isso seu corpo precisa estar adequado. Outros profissionais como: nutricionista e psicólogo também poderão ajudar muuuito. Após isso, vamos as demais dicas!

2 - Além dos profissionais, que irão te acompanhar nessa jornada, existem pessoas que podem ser cruciais para o seu objetivo. Vários atletas relatam que correr acompanhado e/ou em grupo é mais eficaz, pois quebra aquele “tédio” de estar sozinho nos "longões", por exemplo. Se você é dessas pessoas que prefere correr junto com alguém, não hesite em procurar parceiros.

3 -  Escolha uma prova e comece os treinos com bastante antecedência, treine no seu ritmo de vida, com dedicação e apenas concretize a maratona quando se sentir bem preparado(a), afinal todos sabem que não é nada fácil correr 42km e, se for sem o condicionamento necessário, de forma precipitada, pode ser uma péssima experiência. Dica: tenha dias fixos de treino!

4 - A escolha da prova é muito pessoal, pode ser baseada em preferência de localização, atrações que contemplam o evento, percurso, entre outros motivos. Ter em mente qual será a sua prova de Maratona, fará você visualizar melhor o objetivo e até se esforçar mais para realizá-lo. Essa dica serve para todos que querem completar alguma corrida.

5 -  Após decidir a prova, se possível, tente realizar treinos em locais com a topografia parecida com o evento escolhido. Se houver altimetria, é importante treinar as subidas. Se o percurso for em sua maioria plano, treine correr “retões”.


Entrevistamos o atleta Said Ali, que recentemente completou sua primeira maratona, para dar mais algumas dicas. Afinal, na prática, se aprende muito mais do que na teoria! Vamos lá:

CORRE BRASIL: O que é importante lembrar/fazer nos momentos que antecedem uma maratona, por exemplo? No dia anterior e no momento pré-prova, o que é importante?

SAID - Engana-se quem pensa que é só descanso. Na semana pré-maratona, a musculatura deve se manter ativa, se recuperando. E para isso acontecer, a instrução é realizar treinos leves, de curta duração, apenas para que o corpo se regenere, inclusive no dia anterior a prova. A hidratação e alimentação também são pontos fundamentais. Se você bebe 2 litros de água por dia, nesse período tem que tomar 4. E a melhor parte, a dieta High Carb! Para "estocar" energia o suficiente pros 42km, consome-se carboidratos em todas as refeições, optando é claro, pelos ricos, como macarrão e arroz integral, batata doce ou abóbora. Os acompanhamentos e molhos devem ser escolhidos pela gordura, quanto menor melhor. E pra finalizar, dormir bem também é treinamento. Uma mente sã e corpo são, então quanto mais relaxado você tiver, melhor seu desempenho.

CORRE BRASIL - O que é preciso para realizar uma maratona? Quais os itens e aspectos que o atleta precisa ter, fazer, se preocupar?

SAID - Para realizar uma maratona, primeiramente você precisa ter passado por todas as etapas anteriores da corrida de rua, os 5, os 10 e os 21k. E não adianta só força de vontade, resistência é ponto-chave para concluir os 42k, então, se o atleta ainda faz a meia maratona ofegante, no sacrifício, "morrendo" como a gente fala, não vale a tentativa, tudo ao seu tempo! 


Maratona também é investimento. É necessário um acompanhamento educativo, nutricional e fisioterápico. Não que nas outras distâncias seja menos importante, mas ao colocar a maratona como objetivo, a ajuda profissional na maioria das vezes é a diferença entre o sucesso e o fracasso, e isso custa dinheiro. Além disso, um bom tênis influencia diretamente na performance. Minha dica é: planeje a prova com pelo menos um ano de antecedência, incluindo os gastos. As maratonas geralmente abrem inscrição com bastante antecedência, o que facilita a preparação.

CORRE BRASIL:  Quais as principais diferenças de treinar para uma meia maratona e para uma maratona?

SAID - A carga de treinos para uma maratona é muito mais desgastante do que a meia. O meio maratonista faz de 10 a 15km nos finais de semana, com bons intervalos de descanso. Já o aspirante a maratonista, se depara com treinos de 25 a 32km, além de pequenos treinos de 5 a 7km durante a semana. É muita coisa! Com isso, também aprendemos a dormir cedo e acordar de madrugada (literalmente!) para realizar as rodagens com temperatura amena. Isso significa se privar um pouco daquelas saidinhas, das bebidas, das gordices, tudo por um bem maior. Nosso corpo se acostumar a conviver com dores musculares e com a mente sempre tentando te "sabotar", dando a sensação de não aguentar mais. Todavia, a dose de endorfina liberada é muito maior, então o prazer de correr é potencializado!


Fazer uma maratona é coisa de "maluco" e deve se levar a sério. Faça só quando realmente tiver disposto a encarar esse ciclo e nunca por status. A corrida é maravilhosa em todas as distâncias!

Maratona Beto Carrero 2019


Em agosto, vai acontecer mais uma edição da Maratona Beto Carrero, em Penha (SC). A prova é considerada a maior maratona noturna do Brasil e acontece dentro do parque temático, com largada no Kartódromo Internacional. A maratona já é consolidada e agrada os atletas participantes principalmente pelo percurso, inserido no cenário divertido do parque. Gabrielle Beckhauser já participa há 7 anos. “É uma maratona sempre muito bem organizada, eu e meu marido participamos sempre!”, conta. 


Quem quiser realizá-la em equipe, pode se inscrever em categorias de dupla, quarteto ou octeto. Este ano, a prova tem mais uma novidade: Corrida Rústica de 6Km individual.

Mais informações e inscrições: www.correbrasil.com.br/maratona-beto-carrero-2019

Data:

03 de Agosto de 2019 - Sábado Horário:

17h45 – Abertura Oficial do Evento

18h15 – Largadas Individual e Revezamento

23h - Início da Cerimônia de Premiação?

Local:

Kartódromo Internacional Beto Carrero Carrero World

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Por: Ana Carolina Nasato - Assessoria de Imprensa Corre Brasil

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