top of page
  • Foto do escritorCorre Brasil

Sabe quando seu corpo se sente preso?

Quando as tensões se instalam, nossos movimentos acabam se adaptando aquele novo padrão gerado pela tensão...


Muitas vezes sentimos nosso corpo preso, não conseguindo nos alongar como deveria e alguns movimentos acabam não saindo como gostaríamos. O movimento de um corpo livre permite o cruzar de braços e pernas como uma coreografia, onde a leveza dos passos representa uma bela dança. A falta dessa leveza nos movimentos pode ser advinda de incômodos viscerais, que acabam criando uma espécie de amarra, podendo modificar a nossa postura.

Todo corpo tem seu padrão postural natural, que se dá através das adaptações fisiológicas que cada corpo faz para obedecer três leis: do equilíbrio, da economia de energia e do conforto. Por isso não podemos pensar na postura como um padrão ideal, pois cada corpo é um corpo e posturas próximas de uma simetria podem ser irreais.

Uma bela postura é aquela que é saudável, ou seja, que não apresenta dor e que tem liberdade de movimento. Uma postura saudável nos permite saltar, correr ou agachar sem queixas, isto é, um corpo livre, sem amarras que nos permite um melhor desempenho na prática esportiva, seja ela a corrida, natação, luta, caminhada, etc.

Quando as tensões se instalam, nossos movimentos acabam se adaptando àquele novo padrão gerado pela tensão, criando assim amarras que gera uma nova adaptação ao jeito de andar, mover os braços e as pernas, levando a uma mudança natural nos padrões de movimento, até que o corpo grita, e se instalam as dores, gerando futuras lesões.


Com o objetivo de liberar essas amarras, no Brava Pilates desenvolvemos um trabalho em conjunto com nossos profissionais, buscando a combinação do bom funcionamento muscular, articular, assim como o sistema visceral e nutricional, através de uma avaliação do corpo como um todo. O tratamento dessas tensões permitirá potencializar seu desempenho esportivo.

Por: Brava Pilates | www.facebook.com/bravapilates Lorena Chaves Lima | CREFITO 10 117392-F Jaqueline Bilibiu | CREFITO 10 113257-F #suasaúde #corrida #esporte #posturacorporal #corpolivre #massagem

137 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page