top of page
  • Foto do escritorCorre Brasil

10 Dicas para aproveitar Pomerode durante a Meia Maratona

Pomerode é uma das cidades mais encantadoras de Santa Catarina. Um lugar charmoso, que preserva a cultura dos imigrantes vindos da Pomerânia, região norte da Alemanha, ainda no século XIX. É uma cidade relativamente pequena, com aproximadamente 30 mil habitantes, mas cheia de hospitalidade, belezas naturais e muitas programações para toda a família.

A Meia Maratona de Pomerode vem crescendo a cada ano e um dos motivos do aumento do número de atletas é o turismo esportivo. Quem vai a Pomerode para correr, tem também muito o que conhecer. Separamos alguns lugares para você colocar no seu roteiro!

Ah! E já fez sua reserva de acomodação na cidade? Devido a Meia Maratona, que acontece no final de semana de 26 a 27 de outubro, 87% das hospedagens já estão ocupadas. Clicando aqui você encontra algumas opções ainda disponíveis. Se não encontrar mais lugares para ficar em Pomerode, procure as cidades próximas, como: Indaial, Blumenau, Timbó, Gaspar, entre outras.


Para quem deseja consultar opções de pacotes completos para o final de semana da Meia Maratona de Pomerode (inscrição, passagem, transfer, hotel, tours e mais) o site é o Maratonas do Mundo.  

Vamos as dicas do que fazer!

1. Zoológico de Pomerode: Fundado em 1932, foi o primeiro zoológico privado do sul do Brasil. Atualmente é o maior do estado de Santa Catarina. É um passeio imperdível para quem vai com crianças. O Zoo de Pomerode fica bem no centro da cidade e possui 242 espécies, entre mamíferos, répteis e aves, totalizando aproximadamente 1.011 animais.

2. Parque Vila Encantada: Este lugar também faz parte das principais atrações para quem vai com crianças para a cidade. É um local de muita diversão, com estátuas de dinossauros em tamanho real, além de espaços para brincadeiras livres, brinquedos e oficinas. Crianças menores e maiores aproveitam o lugar!

3. Museu Pomerano:  O museu Pomerano guarda os principais artigos dos imigrantes vindos da Alemanha para a cidade. É um passeio cultural, para quem gosta de conhecer um pouco mais sobre história. São encontrados no local, objetos sobre o estilo de vida, indumentária, mobiliário e documentos.

4. Pórtico do Imigrante: Este pórtico é inspirado no pórtico do imigrante na cidade de Stettin, região que foi capital da Pomerânia. É um local onde as pessoas geralmente param para fazer um registro. 

5. Rota do Enxaimel: Trata-se de um caminho que vale a pena visitar, com edificações neste estilo. Na cidade de Pomerode, encontra-se o maior acervo de edificações em estilo enxaimel fora da Alemanha. A rota encanta pelas suas lindas casas e  pela paisagem.

6. Museu Casa do Imigrante: O museu do imigrante é um local que guarda a história do imigrante Carl Weege. Ele fica localizado dentro de uma construção charmosa, no estilo enxaimel e em meio a um jardim com açude e roda d`agua. 

7.Cervejarias: Uma cidade com influência alemã, não poderia deixar de ter uma boa cultura cervejeira. A Schornstein é uma das mais conhecidas na cidade, localizada em um prédio histórico tombado. A cervejaria abre as portas para que turistas agendem uma visita para conhecer a fábrica. O site para verificar a disponibilidade e agendar é o: http://www.schornstein.com.br/novo/visitacao. Além disso, não deixe de conhecer outros produzidos na cidade, como  o Mein Bier

8. Museu do Marceneiro: O Museu conta a história da primeira indústria, que foi uma marcenaria. Foi inaugurado em 2004 e conta a história dos Móveis Behling, empresa familiar que atua em Pomerode desde a década de 1950. O espaço contrasta passado e presente, com a exibição de uma roda d’água e equipamentos utilizados desde o século passado. No local, também é possível adquirir os produtos da empresa.

9. Memorial Porcelana Schmidt:  Essa é uma fábrica de porcelanas tradicional e original de Pomerode. No Memorial, os visitantes encontram a história da fábrica, que também faz parte da história de Pomerode. 

10. Comida típica: Pomerode também é conhecida por ser uma cidade com uma gastronomia singular. Mais uma vez, a influência alemã proporciona essa experiência e traz diversos restaurantes para colocar no roteiro com pratos como marreco recheado, chucrute, purê de maçã, cuca e strudel. Além disso, maravilhosos restaurantes italianos também fazem parte da gastronomia da cidade. Outra dica é experimentar os chocolates caseiros, produzidos em Pomerode.

Além disso, não se esqueça que a programação da Meia Maratona de Pomerode também está repleta de atividades. No sábado, das 10h às 19h acontece a entrega do kit de corrida, com exposição de produtos esportivos e brincadeiras germânicas. À noite, um delicioso jantar de massas também está confirmado e pode ser adquirido à parte pelos atletas que tiverem interesse. Domingo é o dia da corrida e a largada está marcada para às 7h para quem vai fazer 21 Km, 7h15 para quem vai fazer 6 Km e às 9h30 para a maratoninha infantil. 

Mais informações no site: https://www.correbrasil.com.br/meia-pomerode-2019. Por: Ana Carolina Nasato - Assessoria de Imprensa - Corre Brasil #qualidadedevida #saude #bemestar #cultura

276 visualizações0 comentário
bottom of page