top of page
  • Foto do escritorCorre Brasil

6 dicas de como se preparar para correr no frio

Uma época temível para vários corredores, especialmente do Sul do Brasil, onde as temperaturas despencam.

Acordar cedo fica mais difícil, correr na chuva é tomar um banho gelado, e o nosso apetite pelas “gordices” só aumenta. E como se não bastasse todos esses obstáculos, caso não tomarmos alguns cuidados, correr no frio pode significar um grande risco para a saúde.

Por isso, confira algumas dicas interessantes de como se preparar para essa estação.

1. AQUECIMENTO TAMBÉM É TREINO

Sabe aquela sensação de garganta arranhada quando a gente corre no frio? É falta de um bom aquecimento! Músculos e articulações em repouso já sofrem em uma temperatura normal. No frio, é muito pior! Antes de iniciar a corrida, dê um trote de pelo menos 10 minutos e, após isso, capriche no alongamento de todos os membros. Outra dica é respirar sempre pelo nariz, assim o ar chegará mais aquecido aos pulmões.

2. USE ROUPAS ADEQUADAS

Parece óbvio, mas como no decorrer do treino sentimos calor, acabamos por relaxar na vestimenta. Mas, mesmo que isso aconteça, não abra mão de roupas compridas e quentes. Se for uma temperatura extremamente baixa, utilize touca e luva. Um corta-vento também costuma ser bastante útil. O corpo humano tem sua temperatura normal em 36,5ºC. Ficando vulnerável ao frio, o metabolismo deixa de produzir energia suficiente para manter a temperatura interna do corpo, levando a perda de coordenação motora, confusão mental e, nos piores casos, até parada cardíaca.

3. LÍQUIDOS QUENTES NO PRÉ E PÓS-TREINO

Primeiramente, em hipótese alguma beba álcool com a finalidade de se aquecer. Sabe aquela frase: “Vou tomar um vinho pra esquentar”? É puro mito! A bebida alcoólica dilata os vasos sanguíneos, levando a maior perda de calor, ou seja, o objetivo contrário. Todavia, beber chás, leite ou chocolate quente antes e após uma corrida ajuda (e muito!) a manter o corpo aquecido. Um exemplo é de que nas emergências, por hipotermia, um dos cuidados principais é administrar líquidos aquecidos pela boca. Ah, uma sopa também vai super bem, desde que não seja gordurosa.

4. CUIDE DA SUA PELE

O frio intenso e o vento gelado ressecam a pele, podendo causar não muito raramente feridas nas partes expostas, como também em outras áreas, como nos mamilos ou nos dedos dos pés. A dica é usar um hidratante neutro, ou um pouco de vaselina (onde a pele é menos exposta), assim diminuímos o atrito com o calçado e a roupa. Para se proteger do sol, de a mesma importância ao filtro como você dá no verão. Além de evitar queimaduras, você se previne contra o melanoma, um dos tipos mais comuns de câncer.

5. AUMENTE O RITMO LENTAMENTE

Seja no frio ou em temperaturas mais altas, correr exige um esforço maior do organismo e isso significa fazer o coração trabalhar mais para bombear o sangue no corpo.

No inverno, com menos calor, o atleta possui a falsa ilusão de que vai se cansar menos, e por isso acaba se empolgando e aumentando a velocidade das passadas de forma abrupta. Porém, se o indivíduo não estiver preparado, isso pode ser perigoso, causando desmaios, tonturas, e como já citei no início da matéria, até a morte. Para isso, opte por manter o mesmo ritmo durante toda a corrida, ou se não for possível, vá progredindo lentamente, de Km em Km, acostumando o corpo com a necessidade de um esforço maior.

6. MANTENHA-SE HIDRATADO

É normal que no inverno, os atletas bebam menos água. Com a temperatura mais baixa, tendemos a tomar 1 litro a menos por dia. Mas, o nosso corpo continua com a mesma necessidade. Portanto, não ignore a hidratação. Nas provas, beba pelo menos um gole em cada ponto de apoio, e mantenha sua rotina nos treinos.

Particularmente, eu adoro correr no frio. Meus maiores desafios de atleta foram em 2 provas na Serra Catarinense, com 25km percorridos em cada uma. É normal não querer sair da cama quentinha e deixar de lado os treinos no inverno, a preguiça na maioria das vezes toma conta, mas lembre-se (dica extra!) que as comidas da estação são as mais atraentes e você não vai querer deixar de aproveitar né?! Até a próxima! Por: Said Ali - Colecionador de Corridas #saúde #bemestar #qualidadedevida #corridaderua #correbrasil #eucorroporaqui

1.367 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page