• Corre Brasil

CUIDADOS PARA MANTER UM BOM DESEMPENHO EM FASE DE TREINOS INTENSOS

Saiba o que fazer para evitar a exaustão e manter seus treinos e desempenho sempre em alta.

Imagem: Freepik


Sabemos que muitos de nossos atletas estão se preparando para o 4º Corre em Casa DESAFIO 25K.


Em épocas exaustivas e de tanta dedicação e disciplina como esta, todo o atleta precisa ter em mente quais são os pontos essenciais, além de treino, para focar e dedicar tempo.


Existem os que acreditam que não precisam de muita coisa além de treino, e existem os que considerem alguns outros fatores "frescura", mas o fato é: o desempenho acompanha o nível de seu preparo... e preparo não é apenas físico!


Com isso em mente, trouxemos algumas dicas de como se preparar e em quais pontos focar para manter o seu melhor nos treinos de forma saudável e com desempenho.


Confira abaixo algumas de nossas dicas:


Perca o medo dos carboidratos

E quando falamos isso, não é para incentivar a cortar completamente o filtro nutricional de sua vida, mas incentivá-lo a utilizar de forma prazerosa e estratégica o melhor que os alimentos têm a oferecer. Carboidratos de qualidade são fonte de energia muscular e até de fortalecimento das fibras, então não adianta esperar um bom desempenho comendo só proteína ou salada. Existem também alguns alimentos termogênicos que podem ajudar em seu desempenho: fique de olho e peça a orientação adequada de um profissional!


Não negligencie o fortalecimento

Treinos de fortalecimento são muito negligenciados por corredores: corredor gosta de correr e geralmente não curte muito puxar ferro ou coisa do estilo. Porém, com a devida dedicação também a esses treinos, sua musculatura estará mais preparada para te dar o desempenho que você precisa na corrida, além de prevenir uma série de lesões. Pense com carinho em seu treino de fortalecimento!


Beba MUITA água

Como já falamos aqui muitas vezes, a hidratação é um fator crucial para qualquer atleta, principalmente os corredores: para evitar mal estar na corrida, para evitar câimbras, para o pré e pós prova e uma infinidade de outra indicações. Se você treina intensamente, pode esquecer a regra dos 2 litros de água diários! Você vai precisar de, pelo menos, o dobro.


Garanta sua noite de sono

Adote hábitos noturnos que formem uma rotina de sono: incensos, luz tênue, música calma, banho quente e até mesmo cuidados com pele e/ou cabelos antes de dormir. Hábitos que formem uma rotina calmante se tornam um sinal para o cérebro que é hora de descansar, e isso ajuda a evitar noites mal dormidas, horários desregulados e até auxilia no controle da ansiedade. Lembre-se que seu corpo precisa estar bem descansado para desempenhar seu melhor!


Não esqueça de respirar

Com nossas rotinas corridas, muitas vezes, entre trabalho, casa, família, amigos e treinos, esquecemos de nos permitir um momento para respirar e sentir nosso corpo: tire alguns minutos em seu dia para colocar os pensamentos no lugar, dar um pause na correria, respirar e apenas sentir seu corpo e como ele está. Esse hábito é importante para manter nossa mente focada e saudável, além de também ser o momento onde conseguimos identificar se há algo errado com nosso corpo, algo que passou despercebido durante o dia corrido. Confira em nossos posts anteriores dicas de respiração que podem te ajudar.


Esperamos que essas dicas tenham te ajudado! Não esqueça de manter um cronograma diferenciado de cuidados nas semanas pré-prova para evitar a exaustão e perda de desempenho no dia do evento!



Adriana L. Fort Marquez

Assessora de Comunicação e Conteúdo

Marketing Corre Brasil

Atendimento assessorias e atletas:  atendimento@correbrasil.com.br
Parcerias e novos projetos: projeto@correbrasil.com.br
REDES SOCIAIS:

 

  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social

Todos os direitos reservados - CORRE BRASIL - © 2019