• Corre Brasil

8 ALIMENTOS TERMOGÊNICOS PARA ACELERAR O METABOLISMO E MELHORAR O DESEMPENHO

Atualizado: Set 3

Confira nossa seleção dos 8 alimentos termogênicos para adicionar

à sua dieta, acelerar seu metabolismo e aumentar sua energia

Imagem: Adobe Stock / mescioglu


Alimentos termogênicos são alimentos mais complexos que aumentam o calor do corpo em seu processo de digestão e absorção e, consequentemente, os níveis de energia e disposição e o consumo calórico do organismo nesse processo. Ou seja: só vantagens!

Estes alimentos, por terem alta complexidade nutricional, quando ingeridos, consomem mais calorias para serem digeridos e absorvidos pelo nosso organismo.

Quando tais alimentos entram no corpo, eles usam as reservas de energia para serem digeridos. O uso dessas reservas ajuda o corpo a “queimar” mais calorias junto com a atividade física. Além de proporcionar um aumento nos níveis de disposição e energia para desempenho.


Confira abaixo alguns dos alimentos que podem ser ótimos aliados para seu metabolismo e desempenho:

1. Óleo de coco

Há quem diga que o óleo de coco é mais termogênico do que proteína. Mas você sabe por quê? Porque os ácidos graxos de cadeia média presentes no óleo de coco estimulam o metabolismo. Assim, você pode substituir a maioria de suas fontes de gordura pelo óleo de coco, se beneficiando do seu efeito térmico. No entanto, como a maioria dos óleos, sua ingestão deve ser limitada, já que apenas duas colheres de sopa de óleo de coco fornecem cerca de 100 calorias.

2. Pimenta

Devido à presença de uma substância chamada capsaicina, as pimentas aumentam a produção de calor no organismo, aumentando a transpiração. Todo esse processo faz da pimenta um dos alimentos termogênicos que mais auxiliam no aceleramento do metabolismo e no ganho de energia e gasto calórico.

3. Canela

Se você é um grande fã de canela, vai adorar a próxima parte: a canela pode ajudar a acelerar o metabolismo e melhorar sua disposição. O composto presente na canela, que é a cumarina, dilui ligeiramente o sangue, o que leva ao aumento da circulação sanguínea, o que, por sua vez, aumenta o metabolismo. Sua propriedade de controle de glicose no sangue também a torna um tempero ideal para diabéticos tipo 2, enquanto o afinamento do sangue pode ser benéfico para aqueles com problemas cardíacos ou circulatórios. No entanto, a cumarina pode levar a danos no fígado, se tomada em doses elevadas, e pode interferir com medicamentos para afinar o sangue. É essencial que se tenha essa consideração em mente sempre que for consumir canela regularmente.

4. Gengibre

O gengibre, assim como a pimenta, também contém capsaicina. Ele é um alimento termogênico, pois acelera o metabolismo, aumentando a produção de calor e a queima de gordura.


5. Extrato de chá verde

O extrato de chá verde é uma forma concentrada de chá verde. Ele é rico em cafeína e em polifenol epigalocatequina galato (EGCG), ambos compostos que podem ajudar a queimar calorias.

Além disso, esses dois compostos se complementam e podem ajudar a queimar gordura. Para obter os efeitos termogênicos do chá verde, tente tomar de 250 a 500 mg por dia (se for na versão em cápsulas). Isso proporcionará os mesmos benefícios que beber de três a cinco xícaras de chá verde por dia.

6. Frutas ricas em vitamina C

O ácido ascórbico é a vitamina necessária para uma boa resistência a infecções e absorção de ferro. Laranja, frutas vermelhas, limão, tangerina, abacaxi e tomate são apenas alguns exemplos de frutas ricas em vitamina C. Essas frutas também aumentam a temperatura central do corpo por causa da energia necessária para digeri-las, mas também fornecem energia e vitaminas que podem ajudá-lo a eliminar suplementos, sendo ótimas opções de alimentos termogênicos.

7. Nozes

As nozes contêm fibra dietética, proteína e gordura. Esta combinação faz desse alimento altamente termogênico, pois todas essas substâncias presentes nas nozes contêm nutrientes ricos, sendo a fibra alimentar a mais termogênica dentre os três. É por isso que as nozes são um bom lanche pré, durante e pós-treino; elas fornecem energia e nutrientes em abundância.


8. Hibisco

Inúmeros estudos já concluíram que as plantas da espécie Hibiscus sabdariffa calyces atuam na redução do ganho de peso por meio do aumento da termogênese e de outros processos. O chá de hibisco pode ser uma hidratação super funcional em seus pré e pós treinos!


Bora testar essas dicas e dar aquele boost de energia e gasto calórico em nossos treinos?


Para mais dicas, informações e ficar por dentro do mundo da corrida, acompanhe nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.


Adriana L. Fort Marquez

Assessora de Comunicação e Conteúdo

Marketing Corre Brasil


104 visualizações
Atendimento assessorias e atletas:  atendimento@correbrasil.com.br
Parcerias e novos projetos: projeto@correbrasil.com.br
REDES SOCIAIS:

 

  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social

Todos os direitos reservados - CORRE BRASIL - © 2019