top of page
  • Foto do escritorCorre Brasil

Pilates para Corredores

O método Pilates tem como principal princípio o controle e centralização da força no CORE, nosso centro de gravidade onde todos os nossos movimentos nascem.

A Prática frequente da corrida pode gerar alguns tipos de lesões que são bem conhecidas dentre os praticantes. O Pilates para corredores, pode auxiliar na preparação, condicionamento físico, na prevenção de lesões, e na reabilitação caso já haja a lesão. O método Pilates tem como principal princípio o controle e centralização da força no CORE, nosso centro de gravidade onde todos os nossos movimentos nascem.


Combinado com controle, consciencia da respiração e fluidez em seus movimentos o Pilates traz muitos benefícios para o corredor como, a melhora na biomecânica do movimento, o que além de gerar menos lesões, ajuda na economia de energia e aumento de performance do corredor. A prática da corrida gera muito impacto em nossas articulações, assim o Pilates vai trabalhar a mobilidade articular combinada com fortalecimento e estabilidade muscular, trazendo uma reorganização do nosso corpo. O impacto articular pôde ser considerado, um dos principais riscos para o corredor, assim o fortalecimento muscular e descompressão das articulações fazem se necessários, e são trabalhados no método de forma equilibrada e global, para que haja uma reorganização corporal. A descompressão das articulações vértebrais da coluna, também são foco no Pilates, previnindo o desgaste das articulações e a compressão do disco vértebral, o que pode gerar a hérnia discal, degeneração do disco dentre outras patologias.

No trabalho de fortalecimento no método Pilates não há uma hipertrofia muscular exagerada, que pode ser prejudicial ao corredor, o ganho do tônus é feito de forma equilibrada com uma ampla cadeia de exercícios de fortalecimento. A consciência na corporal e mais um benéfico absorvido pelos praticantes do Pilates, e pode auxiliar na correção da técnica da corrida. De forma geral podemos entender o Pilates como uma ótima preparação para quem busca melhoras na performance da corrida.

Por: Professor Alann Pomim, Educador Físico e Instrutor de Pilates. #correbrasil #corridaderua #eucorroporaqui #vemcorrercomagente #corridassc #vemcorrer


147 visualizações0 comentário
bottom of page