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7 MANEIRAS DE RELAXAR E RECUPERAR O CORPO DE FORMA PRÁTICA E EM CASA

Saiba como aproveitar melhor seu day off e renovar energias

para tirar o melhor proveito de seu desempenho nos treinos

Imagem: Adobe Stock/sean824


Apesar de, muitas vezes, negligenciado, o descanso é sim parte crucial no processo de evolução e desempenho de atletas de corrida.


Uma das maiores preocupações dos corredores com o recovery é: o que fazer para otimizar essa recuperação e conseguir tirar o máximo proveito do desempenho físico pós day off?


Aqui trouxemos algumas dicas simples que podem te ajudar a recuperar melhor o corpo e conseguir dar o seu melhor nos treinos!


CRIOTERAPIA

O gelo é uma forma simples e prática de aliviar dores, tensões e relaxar a musculatura do corpo. Você pode utilizar o formato de imersão em água gelada (com gelo) ou, também, as famosas bolsas de gelo em locais estratégicos ou de maior desconforto.


MASSAGEM RELAXANTE

A massagem relaxante é uma forma de recovery e também de adquirir consciência corporal, pois nesse momento, além de conseguir relaxar e sentir sua musculatura e demais tecidos mais macios e "soltos", você também consegue identificar dores e lesões através do toque leve dessa técnica e entender quais áreas do seu corpo precisam de maior atenção. Você pode pedir para seu parceiro (a) ou alguém de sua família fazer esse tipo de massagem em você. Uma dica legal: utilize óleos essenciais com propriedades relaxantes para massagear o corpo.


ALONGAMENTOS

Nos alongamentos, assim como na massagem relaxante, você terá um momento onde conseguirá sentir melhor seu corpo e ter consciência de suas necessidades físicas. Qual parte de seu corpo tem limitações ou dores, qual parte é mais flexível do que o normal... Esses momentos propiciam, além de um relaxamento muscular, também um momento de consciência corporal.


MEDITAÇÃO

A meditação é uma ótima dica para quem lida com a inquietude mental, porém, o que muitas pessoas não sabem é que, meditar também ajuda na oxigenação do corpo e colabora com seu descanso e recuperação física. Meditar é uma ótima técnica, tanto para saúde mental, quanto para a física.


CAMINHADA LEVE

Corredores geralmente não têm paciência para caminhar e é por isso que estamos dando essa dica: uma caminhada leve, em um lugar de sua preferência, pode ajudar não só a relaxar seu corpo e mente, como também manter uma atividade saudável em momentos onde não se poder correr, como pré ou pós provas ou durante recuperação de lesões.


AROMATERAPIA

Podemos dizer que a aromaterapia é uma técnica auxiliar aos tratamentos alopáticos ou homeopáticos individualizados, que visa o bem estar do indivíduo. Para cada pessoa é necessário realizar uma avaliação antes de definir qual caminho seguir.

Os benefícios calmantes, relaxantes e revigorantes podem ser recebidos através de massagens, águas  de banho, inalação, etc.


ROTINA DE SONO

Uma rotina de sono tem o poder de acostumar o seu corpo a relaxar melhor: quando você dá, repetidamente, estímulos em determinado horário e diariamente, seu corpo começa a entender o que esses estímulos representam. Com tempo, seu corpo se acostuma com esses estímulos de rotina e entende que é hora de dormir, quando isso acontece seu corpo prepara todos os seus sistemas para descansar, o que proporciona um melhor descanso. Os estímulos para uma rotina de sono podem ser: óleos essenciais, luz baixa e amarela, banho quente, skin care ou até algum chá específico, como maracujá, hortelã ou melissa, por exemplo.


Esperamos que estas dicas tenham te ajudado, porém é importante lembrar que as dicas não substituem orientação e acompanhamento profissional, então fica aqui a dica principal: se você tem dificuldade para descansar, procure um profissional qualificado para entender melhor a situação.


Está difícil relaxar? A pressão da reclusão e Home Office afetou sua saúde mental? Leia este post com dicas de psicóloga para te ajudar a se sentir melhor!



Conteúdo:

Adriana Marquez

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