top of page
  • Foto do escritorCorre Brasil

A IMPORTÂNCIA DA PLANILHA E DO ACOMPANHAMENTO DE TREINOS PARA O ATLETA DE CORRIDA

Atualizado: 3 de set. de 2020

Planilha é uma palavra comum entre corredores, mas ainda há aqueles que preferem treinar mais "soltos": vamos entender a importância da planilha?

Imagem: Adobe Stock

Atletas mais experientes geralmente já utilizam ou utilizaram uma planilha de treinos para manter-se preparado e treinando para seus desafios.


Mas cá entre nós, você sabe porque precisamos seguir uma planilha como essa para treinar? Muita gente acha que é "só uma agenda de treinos", vamos entender?

Falamos com o atleta e treinador de corrida Ojanio Dos Santos para listar alguns dos porquês da necessidade de uma planilha de treinos para atletas de corrida.

Confira abaixo porque você precisa manter uma planilha de treinos e quais os benefícios dela:


Análise para planilha

O profissional escolhido não apenas montará sua planilha, mas analisará sua rotina, seu trabalho, sua estrutura corporal, seus objetivos e suas especificidades para então montar seus treinos, devidamente ajustados à a sua realidade e no tempo adequado.


Periodização de treinos

Após a análise primária, o profissional lhe orientará para uma periodização de seus treinos, o que é feito de forma personalizada e levando em consideração sua vida e seu tempo disponível para treinos. Essa periodização dos treinos de corrida estará em sua planilha, bem como a designação para demais exercícios: educativos, fortalecimento, aquecimentos e alongamentos.


Acompanhamento

O profissional que lhe treinará e montará sua planilha também dará a assistência e acompanhamento necessário, facilitando sua evolução e aprendizado no trajeto pelas suas metas, além, claro, da orientação física para prevenção de lesões e otimização de desempenho.


Intensidade de treinos

Conforme análise feita por esse profissional, ele também designará em quais dias fazer cada tipo de treino, sempre de acordo com sua rotina. A planilha definirá em quais dias fazer seus treinos mais intensos e/ou longos, e em quais dias fazer treinos mais leves.


Ciclo de treinos

A planilha também organiza seus treinos em direção às suas metas de curto e longo prazo através de micro e macrociclos. Dentro dos microciclos serão definidos os treinos para metas de curto prazo (de uma a quatro semanas), que te ajudarão a continuar motivado e a alcançar as de longo prazo, já os macrociclos são definidos para alcançar objetivos maiores, de longo prazo, como, por exemplo, a primeira meia maratona, a primeira maratona, ou até mesmo uma ultramaratona.



E aí, deu para entender a importância da planilha com acompanhamento profissional para corrida?


Está sem meta de curto prazo para a planilha? Então vem com a gente, porque já temos uma solução!



O evento é digital, ou seja, você pode fazer onde quiser e receber seu kit em casa, e ainda temos percursos a partir de 4Km. Perfeito, né?


Se quiser se informar mais, saber sobre as inscrições, como funciona, e tuuuuudo mais, clique neste link!



Conteúdo:

Adriana Marquez

Marketing \ Corre Brasil


Curadoria:

Ojanio Santos

Treinador de corrida


568 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page