top of page
  • Foto do escritorCorre Brasil

COMO ESCOLHER O MELHOR TÊNIS PARA CORRIDA?

Na dúvida entre tênis de corrida? Não sabe como escolher?

Este post veio para te ajudar!

Imagem: Adobe Stock/Halfpoint


Aquela história de que o cão é o melhor amigo do homem, se aplica de forma parecida na corrida, neste caso, o tênis é o cão, e o homem é o atleta de corrida.


Exatamente, o tênis é o acessório de corrida mais importante para o atleta, ele viabiliza a corrida em nossa vida moderna e ajuda em alguns fatores mecânicos de nosso corpo.


Escolher um tênis para corrida vai muito além de escolher o acessório que protegerá seu pé do chão. A escolha do tênis para corredor tem estratégia e muita análise de produto.


Não basta ser leve, não basta ser confortável, não basta ter amortecimento, cada caso é um caso e existe um tênis para cada atleta e cada fase ou situação.


Acompanhe algumas dicas do atleta e treinador especializado em corrida Ojânio dos Santos e saiba tudo sobre tênis de corrida e como utilizar este calçado em seu favor nos treinos e provas.


QUAL O TAMANHO IDEAL DE TÊNIS DE CORRIDA?

A dica mais básica e também a mais importante é: nunca compre um tênis de corrida justo ao seu pé! Quando corremos, uma série de movimentos geram atrito entre o pé e o tênis, além de existirem fatores como inchaço, peso, impacto e deslocamento do pé dentro do tênis, por isso, é indicado que o tênis para o corredor tenha sempre um número a mais do que o tamanho do pé.


COMO SEI QUAL TÊNIS É MELHOR PARA MIM?

A escolha de tênis é sempre muito pessoal, porém aqui trazemos algumas dicas gerais que podem ajudar a decidir entre suas opções.


Existem três pontos que você precisa analisar:

  • Seu peso

  • Sua pisada

  • Seu objetivo


Seu peso

Atletas de performance e mais leves tendem a escolher tênis mais minimalistas, aqueles que não têm um Drop muito alto, nem tem muito amortecimento ou um solado muito tecnológico, geralmente este tipo de tênis também é bem mais leve que os demais.


Tênis de corrida minimalista serve muito bem para atletas experientes, que focam em performance e que já conhecem e se adaptaram bem a essa estrutura de calçado para corrida.


Atletas mais pesados devem considerar tênis mais estruturados, com um Drop mais alto, mais amortecimento para absorver melhor o impacto e o máximo de conforto.


Sua pisada

Fator importante ao escolher um tênis é saber qual sua pisada e qual estrutura de tênis te dá mais conforto.


Não existe muito mistério ao redor da questão da pisada, além de que, claro, você precisa ter um acompanhamento fisioterapêutico para evitar lesões, fora isso, o indicado é sempre utilizar um calçado que te dê o máximo de conforto e estabilidade na pisada.


Hoje existem várias marcas no mercado que oferecem tênis específicos para cada tipo de pisada, mas o que fala mais alto é sempre o seu conforto e segurança. Se sua pisada tem alteração, o ideal é sempre consultar um fisioterapeuta para se certificar de que seu tênis não te causará desconforto ou, na pior das hipóteses, até lesões.


Seu objetivo

Outra coisa que você PRE-CI-SA saber ao comprar um tênis é qual o uso que dará ao mesmo e isso é fácil de entender ao analisar sua rotina de treinos e provas: gosta de correr só no asfalto? corre em trilhas e chão batido? é iniciante e quer um tênis para caminhada e corrida leve? Aqui também separamos algumas dicas para te ajudar nesse quesito:


Trilha / terreno irregular: tênis com solados com "garras" para melhor estabilidade e aderência ao terreno.


Asfalto: tênis de solado mais liso e/ou aderente.


Estrada de chão batido: tênis com solado misto (este tênis é mais versátil e pode também ser utilizado em asfalto).


Treinos longos: tênis com bom amortecimento e conforto, não usar tênis não amaciado!


Treinos de velocidade/intervalados: tênis mais leve, de amortecimento médio e conforto.


Provas: priorizar sempre o tênis mais confortável para você e se certificar de que o amortecimento ainda está em bom estado.


Iniciantes: tênis mais estruturados, que estabilizem melhor a pisada, que tenham um Drop mais alto, que tenham um bom amortecimento e que sejam confortáveis.



QUANDO DEVO APOSENTAR MEU TÊNIS?

Tênis de corrida tem vida útil de, em média, 6 meses. Na grande maioria das vezes, a parte superior do tênis ainda parece nova, porém o amortecimento já está danificado.


Fique atento: Dores na região lateral da canela podem indicar que o amortecimento do seu tênis já não está bom!



Dica extra: sempre experimente muito bem ao adquirir um tênis para corrida, garanta seu conforto em primeiro lugar e nunca, MAS NUNCA, amacie um tênis novo em dia de prova ou treino longo.



Conteúdo:

Adriana Marquez

Marketing \ Corre Brasil

Curadoria:

Ojanio Santos

Treinador de corrida

662 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page